Como estudar história para o Enem

Você está aqui

Quem está se preparando para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) geralmente possui uma rotina de estudos e um cronograma com as disciplinas ou tipos de atividades que costuma realizar para aprofundar seus conhecimentos antes da prova.

No dia de estudar história, algumas dúvidas podem surgir, já que o conteúdo é amplo e pode abordar diversos temas, desde a Pré-História à Idade Contemporânea, passando por diversas civilizações, questões políticas e muitos outros assuntos.

A disciplina de história está dentro da prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias, aplicada no primeiro dia do Enem. A fim de ajudá-los a prepararem-se para essa prova, listamos, a seguir, algumas dicas importantes para seus estudos. Confira!

Leia mais: Faça aqui um simulado gratuito e on-line para o Enem

  1. Estude os temas que mais caem

Não dá para saber quais são os temas que cairão na prova, mas alguns deles são mais frequentes nos exames. Dar atenção a eles já é um bom começo para começar os seus estudos sobre história.

Nos últimos anos, alguns temas foram muito cobrados no Enem, como:

No entanto, mesmo dedicando-se aos temas mais frequentes, não deixe de estudar os outros assuntos. Lembre-se de que no Enem é comum encontrar questões interdisciplinares e relacionadas ao cotidiano.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

  1. Resolva provas anteriores

Praticar é muito importante para testar o aprendizado. Após estudar os conteúdos, resolver exercícios é muito bom para fazer uma autoavaliação dos pontos em que você precisa melhorar. Você pode fazer atividades variadas sobre o conteúdo, mas também optar por refazer as provas anteriores do Enem a fim de adquirir familiaridade com o nível das questões.

Converse com seu professor de história quando tiver dúvida na resolução de algum exercício. Caso o professor não esteja disponível, você pode consultar livros e o conteúdo do História do Mundo.

Outra alternativa é buscar por correções comentadas do Enem. Às vezes, você pode ter respondido uma questão de forma errada, mas não consegue encontrar o erro. Nesse caso, as correções comentadas ajudam a ter uma melhor definição sobre o porquê de aquela ser a resposta correta, auxiliando você na hora de mensurar seu grau de aprendizado.

Leia também: Veja as provas e correções comentadas do Enem

  1. Leia bastante

A leitura é um excelente estímulo para quem procura adquirir conhecimento e melhorar a capacidade de raciocínio e argumentação. Leia temas relevantes e variados, em artigos científicos ou até mesmo opinativos, que vão te ajudar a explorar um pouco mais o senso crítico.

Essa alternativa pode ajudar o estudante a tornar-se mais pensativo e criativo, além de auxiliar na apreensão de mais conteúdo, aumentar a bagagem cultural e contribuir até mesmo na hora de fazer a redação.

Veja opções de leituras sobre temas de história:

  1. Esteja atualizado

Acompanhar jornais, ler noticiários e portais de notícias, estar atualizado sobre os principais acontecimentos é muito importante para todo estudante. Os fatos que acontecem tanto no país quanto no mundo são relevantes para ajudar a entender o contexto de diversas situações históricas, ajudando quem quer sair-se bem na prova de história e também nas demais disciplinas.

Leia também: Atualidades para o Enem

  1. Faça simulados

Após você ter-se dedicado em várias formas de estudo, resolvido exercícios, verificado os comentários de provas e feito suas leituras, uma das melhores formas de testar se você está pronto para a prova é fazendo simulados.

Por meio dos simulados, você pode aproximar-se de como seria a situação da prova, colocar para si questões similares às exigidas e ainda cronometrar seu tempo gasto para a resolução. É uma estratégia para testar-se e ver em quais aspectos ainda precisa melhorar até o dia da prova.

Por Giullya Franco

Curtidas

0

Compartilhe:
Artigos Relacionados