Fim da União Soviética

O fim da União Soviética ocorreu em 1991, sendo causado por uma crise no modelo soviético que se arrastou pela década de 1980. 15 novas nações surgiram do fim da URSS.

Por Daniel Neves Silva

Mikhail Gorbachev, o último governante da União Soviética.[1]
Mikhail Gorbachev, o último governante da União Soviética.[1]
Crédito da Imagem: Shutterstock.com
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

A União Soviética chegou ao fim em 26 de dezembro de 1991, quando sua dissolução foi anunciada. A dissolução da União Soviética ocorreu um dia depois da renúncia de Mikhail Gorbachev ao poder soviético. Com o fim da União Soviética, quinze novas nações surgiram do território soviético.

O fim da União Soviética foi resultado de uma grande crise econômica e política que atingiu esse país na década de 1980. Essa crise econômica foi multifatorial e foi responsável por enfraquecer o comando soviético. A crise política abriu margem para os movimentos nacionalistas, consolidando o enfraquecimento do Partido Comunista.

Leia também: Como a União Soviética foi formada?

Resumo sobre o fim da União Soviética

  • O fim da União Soviética aconteceu em 26 de dezembro de 1991.

  • A dissolução da União Soviética ocorreu um dia depois da renúncia de Mikhail Gorbachev, último governante soviético.

  • O fim da União Soviética deu origem a quinze novas nações.

  • A crise da União Soviética se iniciou na década de 1980, estendendo-se até o fim desse país.

  • A União Soviética foi atingida por uma forte crise política e econômica que não foi contornada pelo último governante soviético.

Qual foi o motivo do fim da União Soviética?

O fim da União Soviética ocorreu oficialmente em 26 de dezembro de 1991, quando foi anunciada a sua dissolução, colocando fim à Guerra Fria e dando origem a novos países a partir desse acontecimento. A crise da União Soviética foi um acontecimento que se estendeu durante anos, tendo como ponto de partida a década de 1980.

Os historiadores entendem que a crise da União Soviética se iniciou durante o governo de Leonid Brejnev, que se estendeu de 1964 a 1982. Brejnev assumiu o governo soviético no auge do poder econômico, militar e tecnológico da União Soviética, mas a deixou estagnada e em forte crise econômica.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Leonid Brejnev encerrou a política que era responsável pela renovação dos quadros administrativos da União Soviética, contribuindo para uma grande estagnação no serviço público, o que contribuiu para o crescimento da corrupção no governo soviético. Além disso, a política econômica da União Soviética tornou-se defasada.

Alguns historiadores apontam que a União Soviética não conseguiu acompanhar os avanços tecnológicos que aconteceram na indústria a partir da década de 1970, tornando sua economia defasada. A perda do ritmo da economia foi expressa pelo recuo do PIB e pela crise na agricultura, o que prejudicou o abastecimento do país.

A queda no número de trabalhadores ampliou o cenário de crise da União Soviética e a situação tornou-se crítica por conta da dependência de commodities. Como o preço de algumas commodities, como o petróleo, caiu, a União Soviética passou a arrecadar menos dinheiro.

Por fim, a Guerra do Afeganistão afetou mais ainda a economia soviética, criando gastos desnecessários. Essa crise econômica enfraqueceu o domínio de Moscou, permitindo que movimentos separatistas ganhassem força no território soviético. A queda do bloco socialista a partir de 1989 só reforçou o enfraquecimento soviético.

Os movimentos nacionalistas ganharam força ao longo de 1991, isolando o secretário-geral da União Soviética no poder e fazendo com que ele perdesse influência mediante os líderes nacionais, que surgiram à medida que as repúblicas soviéticas anunciavam sua separação. A criação da Comunidade de Estados Independentes (CEI) e a intenção separatista das repúblicas soviéticas levaram Gorbachev à renúncia em 25 de dezembro de 1991. Isso levou à dissolução da União Soviética.

Militares soviéticos em tanque na cidade de Cabul, no Afeganistão. A guerra foi um dos fatores que levaram a URSS à crise.
Militares soviéticos em tanque na cidade de Cabul, no Afeganistão. A guerra foi um dos fatores que levaram a URSS à crise.

Contexto histórico do fim da União Soviética

O fim da União Soviética aconteceu no contexto do desmonte completo do bloco socialista na Europa. A União Soviética, como vimos, estava em uma forte crise econômica, causada pela dependência do país de commodities, pelo enfraquecimento de sua agricultura e pela falta de renovação nos quadros do governo soviético.

A crise econômica afetou fortemente a população soviética, cada vez mais insatisfeita. A insatisfação e a crise soviética eram ampliadas devido ao envolvimento do país na Guerra do Afeganistão. A União Soviética invadiu o Afeganistão em 1979 para dar suporte ao regime socialista que comandava o país asiático.

Esse conflito onerou consideravelmente as contas soviéticas, causando um grande número de mortos e desgastando consideravelmente os governos soviéticos da década de 1980. A guerra gerou um gasto que alcançou a casa dos bilhões de dólares e gerou uma necessidade de reformar a economia soviética.

Essa foi a proposta de Mikhail Gorbachev, secretário-geral da União Soviética entre 1985 e 1991. Ele foi o responsável por implantar dois programas econômicos que buscavam reformar a economia e política soviética. Esses programas ficaram conhecidos como perestroika e glasnost. Vejamos o que propunham:

  • Perestroika: promover a reconstrução da economia soviética, promovendo uma abertura para o capital privado e uma transição para a economia de mercado.

  • Glasnost: promover uma reforma política para enfraquecer o centralismo democrático e implantar um “pluralismo socialista”, com medidas de transparência e democratização da União Soviética.

As tentativas de reforma promovidas por Gorbachev não resolveram os problemas imediatos da União Soviética, mantendo o país em crise política e econômica. A crise da União Soviética deu força aos movimentos nacionalistas, que buscavam se separar da União Soviética, estabelecendo novas nações com governos próprios.

Em agosto de 1991, os membros linha-dura do Partido Comunista (PCUS) tentaram realizar um golpe para remover Gorbachev do poder e estabelecer medidas para reforçar o poder soviético. O golpe fracassou, levando ao colapso do PCUS e ao fortalecimento dos movimentos nacionalistas, em especial o da Rússia.

Os movimentos nacionalistas se fortaleceram com o surgimento da Comunidade dos Estados Independentes (CEI) sob a liderança da Rússia de Boris Yeltsin. Em 25 de dezembro, Gorbachev renunciou, entregando o poder para Boris Yeltsin. A União Soviética deixou de existir oficialmente no dia seguinte.

Leia também: Queda do Muro de Berlim — outro acontecimento marcante do fim da Guerra Fria

Países que faziam parte da União Soviética

O fim da União Soviética deu origem a quinze novas nações, todas elas parte do território soviético durante décadas. Os países que faziam parte da União Soviética eram os seguintes:

  1. Rússia

  2. Belarus

  3. Estônia

  4. Lituânia

  5. Letônia

  6. Moldova

  7. Geórgia

  8. Ucrânia

  9. Armênia

  10. Azerbaijão

  11. Cazaquistão

  12. Uzbequistão

  13. Turcomenistão

  14. Tadjiquistão

  15. Quirguistão

Consequências do fim da União Soviética

As principais consequências que se estabeleceram com o fim da União Soviética foram as seguintes:

  • dissolução do bloco socialista na Europa;

  • enfraquecimento internacional do socialismo;

  • estabelecimento de 15 novas nações na Europa e Ásia;

  • fim da Guerra Fria e predomínio dos Estados Unidos na política internacional;

  • estabelecimento de medidas econômicas de mercado nos países da CEI;

  • crise econômica significativa nos países da CEI.

História da União Soviética

A União Soviética tem sua história diretamente ligada com a Revolução Russa de 1917, em especial com a Revolução de Outubro. Essa revolução, realizada pelos bolcheviques, foi a responsável por implantar o socialismo na Rússia, colocando fim ao Governo Provisório que estava em poder no país desde fevereiro.

A implantação do socialismo na Rússia foi conduzida por Vladimir Lenin, líder que também foi responsável pela criação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, em 1922. Sob o comando de Stalin, a União Soviética tornou-se uma potência industrial, saindo como uma das grandes potências do mundo após a Segunda Guerra Mundial.

A disputa entre União Soviética e Estados Unidos ficou conhecida como Guerra Fria, sendo uma disputa importante para a União Soviética na segunda metade do século XX. O fim da União Soviética marcou o fim dessa disputa político-ideológica e da ordem bipolar que existia no planeta.

Leia também: Afinal, o que é comunismo?

Exercícios sobre o fim da União Soviética

Questão 01

Qual conflito foi mantido pela União Soviética ao longo da década de 1980, possuindo um enorme impacto sobre a economia e política soviética do período?

a) Guerra da Coreia.

b) Guerra do Vietnã.

c) Guerra do Afeganistão.

d) Guerra da Bósnia.

e) Guerra dos Seis Dias.

Resposta: Letra C.

Foi o envolvimento soviético na Guerra do Afeganistão que causou grande impacto na economia e na política soviética na década de 1980. Os soviéticos invadiram o país asiático para sustentar um regime socialista no Afeganistão. Essa guerra foi impopular, causando milhares de mortes e onerando a economia soviética.

Questão 02

O último governante da história da União Soviética foi:

a) Boris Yeltsin.

b) Mikhail Gorbachev.

c) Leonid Brejnev.

d) Aleksandr Lukashenko.

e) Yuri Andropov.

Resposta: Letra B.

Mikhail Gorbachev ocupou a posição de secretário-geral da União Soviética entre 1985 e 1991. Tentou contornar a crise que afetava a União Soviética, realizando reformas políticas e econômicas, mas fracassou. Renunciou ao poder no final de 1991, com a União Soviética dissolvendo-se no dia seguinte a sua renúncia.

Créditos da imagem:

[1] mark reinstein / Shutterstock

Fontes

FREEZE, Gregory L. (org.). História da Rússia. Lisboa: Edições 70, 2017.

HOBSBAWM, Eric. A Era dos Extremos: o breve século XX 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

Videoaulas


Qual evento interrompeu o mandato de João Goulart em 1964? Ícone de indicação de resposta incorreta Oops! Resposta incorreta. Resposta correta: Ícone de indicação de resposta correta Parabéns! Resposta correta.
A Estado Novo
B Ditadura Militar
C Nova República
Ver resposta