Dicas para estudar História

Estudar história é de extrema importância para nossa formação enquanto seres humanos e cidadãos e ajuda-nos a compreender melhor a nossa realidade. Para facilitar o seu aprendizado nessa disciplina que é importante para a vida, mas também para o desenvolvimento de sua carreira, separamos algumas dicas para estudar a história humana.

Acesse também: Pré-História – características, períodos e curiosidades

Importância da história

A disciplina de história é uma das mais importantes no processo de formação de uma pessoa. Primeiramente, porque estudar história ajuda bastante no desenvolvimento do pensamento crítico de cada indivíduo, além de permitir-lhe compreender melhor a sua realidade, pois estudar o passado ajuda-o a entender os acontecimentos do presente.

Estudar história ajuda na nossa formação como seres pensantes e permite-nos entender a nossa realidade.[1]
Estudar história ajuda na nossa formação como seres pensantes e permite-nos entender a nossa realidade.[1]

Estudar história não é memorizar datas e acontecimentos, mas compreender de fato como se deu a formação da nossa sociedade, passando pelos conflitos e problemas que aconteceram no desenvolvimento da nossa realidade e como eles ainda nos afetam. É compreender, por meio do passado, o impacto de circunstâncias marcantes, como uma guerra, uma crise econômica etc.

Devemos estudar para entendermos os problemas crônicos que existem em nosso país e em outras partes do mundo, como o racismo, o clientelismo, a violência policial, a desigualdade social etc. É o desenvolvimento da nossa capacidade crítica e de interpretação da realidade fornecido pela história que nos permite enxergar esses problemas e entender um pouco de suas origens.

Por fim, de um ponto de vista mais pragmático, o conhecimento em história também é importante, pois será necessário em momentos marcantes da vida durante a fase escolar e para a realização de vestibulares, como o Enem, e de concursos públicos.

Dicas para estudar história

Pensando na importância dessa disciplina, tanto para o nosso desenvolvimento como cidadãos quanto para a melhoria do desempenho escolar, vamos dar algumas dicas para que você possa estudá-la de forma mais eficaz.

  1. Leia com atenção

Uma leitura atenciosa é importante quando estamos estudando história.
Uma leitura atenciosa é importante quando estamos estudando história.

Todos sabemos que história é uma disciplina com conteúdo muito denso e que a compreensão da maioria dos acontecimentos que ela registra requer uma longa leitura. Por isso, é importante estar atento àquilo que se lê, uma vez que toda informação é essencial para que seu aprendizado seja o melhor possível. Uma leitura desatenta prejudicará a sua capacidade de aprendizagem. Lembrando que estudar história não requer memorização, requer aprendizagem.

  1. Assista a videoaulas

As videoaulas são uma boa alternativa para estudarmos história atualmente.
As videoaulas são uma boa alternativa para estudarmos história atualmente.

Atualmente, a internet é uma ótima ferramenta para os estudos, uma vez que ela nos permite ter acesso a informações que muitas vezes não são possíveis de serem vistas de maneira aprofundada em sala de aula. Uma das formas de revisar e ampliar o nosso conhecimento em história é assistindo a videoaulas, muitas delas disponibilizadas gratuitamente.

O nosso parceiro Brasil Escola possui um canal no YouTube com dezenas de videoaulas preparadas especialmente para ajudar quem quer aprofundar seus conhecimentos nessa disciplina. Para assistir às videoaulas, basta acessar: Canal do Brasil Escola.

  1. Faça resumos

Estudar história não deve resumir-se à leitura dos textos e livros que você tem, principalmente porque, para muitos, só a leitura não é o suficiente para garantir esse aprendizado. Para isso são necessárias ações mais práticas, e uma das formas que funcionam é a realização de resumos.

A forma como os resumos serão feitos fica a critério de cada um. Os conteúdos podem ser resumidos em um arquivo de texto no computador, ou você fazer esse resumo manualmente em uma ficha ou em um caderno. O resumo pode ser feito em forma de texto extenso, em tópicos ou até mesmo em um organograma. O importante é colocar o aprendizado em prática no papel.

  1. Assista a filmes

Todo professor de história sabe que os filmes são bons recursos didáticos para introduzir ou ilustrar um assunto. Você deve saber que o filme não substitui outras formas de estudar a disciplina, logo, se você assiste a um filme histórico, você ainda deve fazer a leitura do conteúdo, assistir às aulas etc.

O filme é, portanto, apenas uma porta de entrada, algo que pode chamar a sua atenção e despertar o seu interesse. Ele te introduz ao contexto e aos personagens do assunto que você estiver estudando. É importante lembrar ainda que filmes históricos não são sinônimo de precisão nos acontecimentos, portanto, nem tudo que é retratado corresponde àquilo que é dito pelos historiadores.

Veja também: Campos de concentração nazistas – resumo, o que são e Holocausto

  1. Faça mapa mentais

Além dos resumos, outra forma de condensar bem aquilo que você estudou são os mapas mentais. Estudar, muitas vezes, é difícil, mas, se você gosta de desenhar, você pode unir o estudo com esse hobby e produzir bonitos mapas mentais, que ilustrarão de forma resumida o conteúdo que você estudou.

  1. Resolva exercícios

O aprendizado de qualquer disciplina, inclusive a história, passa obrigatoriamente pela realização de exercícios porque são eles que medirão como está seu conhecimento no assunto que você está estudando. Os exercícios devem ter diferentes abordagens, portanto, é importante fazer os exercícios discursivos, uma vez que neles será avaliada a sua capacidade de articular ideias, e também os exercícios de múltipla escolha, que testarão sua capacidade lógica e rapidez nas respostas.

  1. Ouça podcasts

Muitas vezes não podemos ou não conseguimos passar horas a fio estudando. Nesses casos, os podcasts podem ser uma boa saída para você continuar aprendendo, mas de forma mais leve. Assim, se você tem que cumprir afazeres domésticos ou precisa deslocar-se de sua casa até outro lugar, você pode ouvir um podcast enquanto isso.

O nosso parceiro Brasil Escola também possui podcasts que você pode acompanhar para aprofundar os seus conhecimentos na disciplina de história. Para acessar, basta clicar: Brasil Escola Podcasts.

  1. Procure informações de confiança

Em tempos de fake news e de revisionismos históricos realizados com propósitos obscuros, é importante estar atento às fontes das quais você retira as informações durante os seus estudos. Procure locais em que você confia na origem das informações, e o mais importante: que essas informações estejam embasadas nos estudos consolidados entre os historiadores.

Fuja de rótulos vazios como “isso seu professor de história não te contou”, porque eles não refletem a forma como um professor ensinaria um conteúdo. Assim, leia livros que são respaldados por historiadores e assista a aulas e leia textos didáticos produzidos por profissionais capacitados.

Créditos da imagem

[1] Oana Barbu e Shutterstock

Por Daniel Neves Silva

Curtidas

0

Compartilhe:
Artigos de Dicas para estudar História