Período Joanino

Período Joanino foi um período da história brasileira que se iniciou com a chegada da família real portuguesa ao Brasil, em 1808. Foi marcado por inúmeras transformações no país.

Por Daniel Neves Silva

Pintura retratando a vinda da família real portuguesa para o Brasil, cuja chegada deu início ao Período Joanino. [imagem_principal]
O Período Joanino teve início com a chegada da família real portuguesa ao Brasil, em 1808.
Crédito da Imagem: Wikimédia Commons
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

O Período Joanino foi uma fase da história brasileira que se iniciou quando a família real portuguesa chegou ao Brasil, em 1808. Isso aconteceu por ordem de Dom João porque Portugal havia sido invadido por tropas franceses após a não adesão portuguesa ao Bloqueio Continental, imposto por Napoleão Bonaparte.

Esse período foi marcado por profundas mudanças no Brasil, com destaque para a modernização econômica do país, a elevação de seu status político e maiores investimentos no ramo da arte e ciência. Esse período se encerrou quando o Brasil conquistou sua independência, anunciada por Dom Pedro, em 1822.

Leia também: Vinda da família real para o Brasil — detalhes sobre esse importante acontecimento histórico

Resumo sobre o Período Joanino

  • O Período Joanino foi a fase da história brasileira que se iniciou com a chegada da família real portuguesa ao Brasil.

  • Essa mudança ocorreu por decisão de Dom João e porque Portugal havia sido invadido por tropas francesas.

  • A família real portuguesa chegou ao Rio de Janeiro em março de 1808.

  • Durante o Período Joanino, o Brasil passou uma acelerada modernização econômica e por uma elevação de seu status político.

  • Existe uma divergência no encerramento desse período: alguns entendem que o retorno de Dom João VI marcou seu fim, enquanto outros entendem que a independência, em 1822, foi o evento que encerrou a fase joanina.

O que foi o Período Joanino?

O Período Joanino foi uma fase da colonização do Brasil, sendo marcada pela presença da família real portuguesa aqui. Esse período se iniciou em 1808, quando a família real e a Corte de Portugal se estabeleceram no Brasil como consequência das Guerras Napoleônicas. Essa mudança foi determinada pelo regente de Portugal, Dom João (futuro Dom João VI).

A família real portuguesa se instalou no Rio de Janeiro, transformando a cidade fluminense no centro do Império Português no começo do século XIX. O Rio de Janeiro e o Brasil tiveram uma rápida modernização, passando por abertura política, transformações políticas, além de presenciar um fortalecimento das artes, educação e cultura.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Essa modernização trouxe inúmeros benefícios ao país, mas desagradou à burguesia de Portugal. O encerramento do Período Joanino gera algum debate, pois há quem o defina com o retorno de Dom João VI para Portugal, em 1821; assim como há quem o defina com a independência do Brasil, em 1822.

Uma coisa, no entanto, é certa: o Período Joanino contribuiu para a modernização do Brasil e foi responsável pela aceleração da independência, em 1822.

Qual o contexto histórico do Período Joanino?

Pintura retratando quando Dom João tornou-se Dom João VI durante o Período Joanino.
Dom João tornou-se Dom João VI, rei de Portugal, em 1816, período em que ainda residia no Brasil.

O Período Joanino é uma fase da história brasileira e portuguesa que se iniciou quando a família real portuguesa veio para o Brasil. A transferência da Corte portuguesa foi iniciada em novembro de 1807, mas sua chegada aqui só aconteceu, de fato, em janeiro de 1808 e teve relação direta com as Guerras Napoleônicas, que ocorriam no continente europeu.

Em 1806, Napoleão Bonaparte estabeleceu o Bloqueio Continental, um embargo que proibia as nações europeias de comercializarem com o Reino Unido. O objetivo desse embargo era sufocar a economia britânica, a ponto de os britânicos serem derrotados na guerra travada contra a França. Portugal se viu, então, em uma situação muito complicada.

Isso porque os portugueses passaram a ser pressionados pela França a aderirem ao bloqueio, mas também foram pressionados pelos britânicos a não aderirem, sendo que nos dois cenários havia ameaças de guerra a Portugal. O regente de Portugal, Dom João, tentou negociar a situação, mas sua não adesão ao bloqueio fez o país ser invadido por tropas francesas.

O regente, entretanto, sabia que isso aconteceria, negociando com os britânicos a transferência da família real para o Brasil, sendo ela escoltada por embarcações britânicas. Todo o trabalho de embarcar o que seria transferido ao Brasil foi realizado entre 25 e 27 de novembro de 1807. Os relatos contam que a cidade de Lisboa ficou extremamente desorganizada, pois o embarque era uma corrida contra o tempo, já que as tropas francesas se aproximavam da cidade.

Estima-se que de 10 a 15 mil pessoas tenham se mudado para o Brasil junto da família real portuguesa. Além disso, toda a estrutura de poder de Portugal foi trazida ao Brasil para ser utilizada por Dom João para governar o Império Português. A família real portuguesa chegou a Salvador em janeiro de 1808 e só chegou ao Rio de Janeiro em março do mesmo ano.

Características do Período Joanino

O Período Joanino foi um novo momento na história da colonização do Brasil, sendo marcado por algumas características destacadas, entre elas:

  • abertura e modernização da economia brasileira;

  • elevação do status político brasileiro;

  • forte parceria econômica com o Reino Unido;

  • incentivo às artes, cultura e ciência no Brasil;

  • urbanização do Brasil;

  • crescente insatisfação com a presença da família real etc.

Quais acontecimentos marcaram o Período Joanino?

O Brasil passou por rápidas transformações durante o Período Joanino, e diversos acontecimentos importantes se passaram no país entre os anos de 1808 e 1822. Alguns dos acontecimentos mais marcantes foram:

  • abertura dos portos brasileiros às nações amigas de Portugal (1808);

  • criação da primeira faculdade do Brasil, em Salvador (1808);

  • revogação do alvará de 1785 e permissão para instalação de manufaturas no Brasil (1808);

  • instalação de Imprensa Régio no Brasil (1808);

  • fundação do Banco do Brasil (1808);

  • declaração de guerra à França e Invasão de Caiena (1809);

  • assinatura do Tratado de Comércio e Navegação (1810);

  • elevação do Brasil à condição de reino (1815);

  • Invasão da Cisplatina (1816);

  • Revolução Pernambucana (1817);

  • casamento de Pedro Alcântara com Maria Leopoldina (1817);

  • Revolução Liberal do Porto (1820);

  • retorno de Dom João VI para Portugal (1821);

  • Dia do Fico (1822);

  • Independência do Brasil (1822).

Como terminou o Período Joanino?

O encerramento do Período Joanino pode ser encarado de maneiras diferentes a depender do ponto de vista do historiador, embora as duas posições existentes tenham relação com a Revolução Liberal do Porto. Esse foi um movimento de orientação liberal realizado pela burguesia de Portugal a partir de 1820.

Nesse movimento foi criada uma instituição legislativa chamada Cortes Gerais e Extraordinárias, que passou a governar Portugal, exigindo algumas mudanças para o Brasil. Entre elas estava o retorno do rei de Portugal para Lisboa, buscando transformar a metrópole no centro do reino novamente.

Outras medidas incluíam a limitação dos poderes da Coroa portuguesa e a reversão da abertura econômica e política, de forma a recolonizar o Brasil. Evidentemente, essas propostas tiveram uma grande repercussão aqui, mas a pressão sobre o rei de Portugal fez com que ele retornasse para o seu país de origem em 26 de abril de 1821.

Para muitos, o retorno de Dom João VI a Portugal marcou o fim do Período Joanino. Outros historiadores, por sua vez, não enxergam a data como o fim do período, uma vez que um membro da família real portuguesa ainda estava aqui, ocupando a posição de regente. Trata-se de Pedro de Alcântara, herdeiro do trono de Portugal.

O processo político que ocorreu a partir daí levou ao afastamento das relações entre Brasil e Portugal. Pedro de Alcântara foi colocado na posição de líder do processo de independência pela elite brasileira. Ele foi visto como a figura ideal para assumir o poder do país, em caso de separação, pois garantiria a manutenção do status quo.

Em 7 de setembro de 1822, Dom Pedro anunciou a Independência do Brasil, quando estava em São Paulo. Conhecido como Grito do Ipiranga, esse evento é considerado um marco no encerramento do Período Joanino.

Acesse também: Como se deu o processo de Independência do Brasil?

Impactos do Período Joanino no Brasil

O Período Joanino foi uma fase marcada por transformações no Brasil, e as primeiras a serem destacadas foram as transformações econômicas. A presença da família real portuguesa e a transformação do Brasil no centro do Império Português demandavam a abertura de nossa economia, sendo essa a primeira medida de Dom João aqui.

Em 28 de janeiro de 1808, Dom João determinou a abertura dos portos brasileiros às nações amigas, permitindo que nações aliadas de Portugal comercializassem com comerciantes brasileiros e aportassem aqui. Essa medida marcou o fim do exclusivo colonial, que estabelecia que somente Portugal poderia comerciar no Brasil.

A elite comercial do Brasil, sobretudo a do Rio de Janeiro, beneficiou-se bastante da medida, com o comércio e a economia do país crescendo. No entanto, essa abertura tornou o Brasil muito dependente do Reino Unido, que se estabeleceu como principal parceiro econômico no período.

Outras medidas importantes na economia foram a revogação do alvará de 1785, que proibia a instalação da manufaturas no Brasil. Com essa medida, o Brasil pôde desenvolver suas próprias manufaturas. Além disso, o Tratado de Comércio e Navegação, de 1810, foi outra medida importante, mas reforçou a dependência de mercadorias inglesas, que receberam menor taxação alfandegária.

Além disso, há de ser destacado o maior investimento que o país recebeu em assuntos relacionados à cultura e educação. Primeiramente, pode ser destacada a fundação de faculdades de medicina nas cidades de Salvador e do Rio de Janeiro, as primeiras do Brasil. Também foram realizados investimentos para desenvolvimento de museus, bibliotecas e incentivado a vinda de artistas e cientistas ao Brasil.

Do ponto de vista político, o Brasil se tornou centro do Império Português e, a partir de 1815, foi elevado à condição de reino, teoricamente deixando de ser uma colônia de Portugal e tornando-se parte integrante do Reino de Portugal. Essa mudança aconteceu como uma resposta de Dom João VI às pressões que ele sofria para que retornasse a Portugal depois da derrota de Napoleão.

Importância histórica do Período Joanino

O Período Joanino foi responsável pela abertura e modernização do Brasil em diversos aspectos: econômico, político, cultural, educacional, entre outros. Esse período viu um salto no crescimento comercial do Brasil, com uma forte urbanização do país, sobretudo no Rio de Janeiro. Todos esses ganhos tornaram inviáveis qualquer iniciativa da burguesia portuguesa de recolonizar o Brasil, acelerando o processo de independência.

Exercícios resolvidos sobre Período Joanino

Questão 1

Durante o Período Joanino, a política externa do Brasil se alterou radicalmente, com dois locais sendo invadidos a mando de Dom João. Esses locais foram:

A) Guiana Francesa e Cisplatina

B) Províncias Unidas e Cisplatina

C) Nova Granada e Peru

D) Províncias Unidas e Chile

E) Guiana e Guiana Francesa

Resolução:

Alternativa A.

Durante o Período Joanino, a política externa adotada por Dom João VI no Brasil foi uma questão importante. Em 1809, como vingança, ele autorizou a invasão de Caiena, capital da Guiana Francesa. Os portugueses permaneceram no local até 1817. O outro local invadido foi a Cisplatina, atacada por Portugal, em 1811.

Questão 2

Para muitos, o retorno de Dom João VI para Portugal, em 1821, marcou o fim do Período Joanino. O que explica o retorno do rei português para a Europa:

A) Seu frágil estado de saúde.

B) A rejeição que ele recebia da população do Rio de Janeiro.

C) A iminente invasão de Portugal pela Espanha.

D) A exigência feita pelas Cortes portuguesas e o risco de perder o trono.

E) A insatisfação de sua esposa, Carlota Joaquina, no Brasil.

Resolução:

Alternativa D.

O retorno de Dom João VI para o Brasil ocorreu em 26 de abril de 1821. Os relatos contam que o rei de Portugal estava desolado por ter de sair do Brasil e retornar a Portugal. O seu retorno se deu pelo contexto da Revolução Liberal do Porto e a forte pressão que ele sofria das Cortes portuguesas para retornar. Temendo perder o trono, cedeu e retornou para Portugal contra a sua vontade.

Fontes

FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Edusp, 2013.

SCHWARCZ, Lilia Moritz; STARLING, Heloisa Murgel. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

Qual evento interrompeu o mandato de João Goulart em 1964? Ícone de indicação de resposta incorreta Oops! Resposta incorreta. Resposta correta: Ícone de indicação de resposta correta Parabéns! Resposta correta.
A Estado Novo
B Ditadura Militar
C Nova República
Ver resposta