Ronald Reagan

Você está aqui

Ronald Reagan foi o 40º presidente da história dos Estados Unidos, governando o país em dois mandatos na década de 1980. Seu governo ficou marcado pela aplicação de medidas neoliberais, que resultaram em desvalorização do trabalhador e aumento da desigualdade social. O combate ao comunismo foi outro enfoque importante de sua administração.

Acesse também: Watergate – um dos maiores escândalos da política norte-americana

Primeiros anos

Ronald Wilson Reagan nasceu em Tampico, pequena cidade de Illinois, no dia 6 de fevereiro de 1911. Era filho de John Edward Reagan, um vendedor de sapatos, e Nelle Wilson Reagan. Teve apenas um irmão, chamado John Neil Reagan.

Ronald Reagan ficou marcado como ator de Hollywood e foi o 40º presidente da história dos Estados Unidos.[1]
Ronald Reagan ficou marcado como ator de Hollywood e foi o 40º presidente da história dos Estados Unidos.[1]

Durante sua infância, Reagan mudou-se para várias cidades do estado de Illinois por conta do trabalho de seu pai. Em 1920, sua família estabeleceu-se em Dixon e lá Reagan residiu por alguns anos de sua vida. Ele chegou a estudar em uma escola local chamada Dixon High School, terminando seus estudos no final da década de 1920.

Em 1929, ingressou na universidade, estudando Sociologia e Economia pela Eureka College. Graduou-se em 1932 e logo procurou emprego para dar início à sua carreira no mercado de trabalho.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Carreira profissional

O primeiro emprego formal da vida de Reagan foi de narrador de eventos esportivos. Em 1932 ele foi contratado pela WOC-AM para narrar os jogos da University of Iowa. Tempos depois ele passou a trabalhar para a WHO-AM, rádio que ficava localizada na cidade de Des Moines, no estado do Iowa.

Nessa rádio ele passou a trabalhar como narrador dos jogos do Chicago Cubs, equipe profissional de beisebol. Permaneceu durante cinco anos como narrador de rádio e seu trabalho com os Cubs  deu a ele projeção nacional. A vida de Reagan deu um salto quando ele fez uma viagem para a Califórnia em 1937.

Acesse também: Qual foi o estopim que levou os Estados Unidos a entrarem na Segunda Guerra?

Carreira artística

Nessa viagem, Reagan realizou um teste na Warner Brothers e desse teste obteve um contrato de sete anos para atuar em filmes desse estúdio. As primeiras produções em que Reagan atuou eram de baixo orçamento, mas logo ele foi conquistando espaço e se tornou um dos atores mais conhecidos de Hollywood nos primeiros anos da década de 1940.

As principais produções em que Reagan atuou ocorreram no começo da década de 1940. Seu primeiro filme foi Love is on the Air, em 1937. King’s Row, em 1942, foi um dos filmes mais famosos de que ele participou. Ao todo, ele atuou em 53 filmes, sendo The Killers, de 1964, o último filme de sua carreira como ator.

A carreira artística de Reagan precisou ser interrompida por conta da entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial. Reagan foi convocado para o exército, chegando alcançar a patente de capitão. Ele foi considerado inapto para o campo de batalha por ser míope, assim foi direcionado para realizar trabalhos internos.

Durante o período em que esteve alistado, Reagan atuou como narrador para produções audiovisuais gravadas pelo exército, além de ter atuado em algumas produções também. Ao final da Segunda Guerra Mundial, Reagan foi dispensado do serviço e pôde retornar à sua vida de civil.

Carreira no pós-guerra

Depois da guerra, Ronald Reagan atuou como presidente do Screen Actors Guild, o sindicato de todos os atores e atrizes dos Estados Unidos. Exerceu essa função de 1947 a 1952, ocupando o cargo novamente de 1959 a 1960. À frente desse sindicato, ele já demonstrou uma das maiores de suas características: o anticomunismo.

Em 1947, Reagan testemunhou na Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, uma das câmaras que formam o Congresso estadunidense. Nesse testemunho, Reagan denunciou o crescimento do comunismo no meio artístico do país. Essa denúncia fez parte do período da “Lista Negra de Hollywood”, quando trabalhadores hollywoodianos que fossem comunistas ou tidos como comunistas eram boicotados.

Um dos últimos empregos de Reagan antes de entrar na política foi na General Electric Theather. Ele foi contratado por essa empresa em 1954, passando oito anos nela. Nesse período ele atuava como palestrante motivacional, além de comandar um programa televisivo, que foi gravado até o ano de 1962.

Acesse também: Como é eleito o presidente dos Estados Unidos?

Política

Foi na política que Reagan mais prosperou ao longo de sua vida. Na década de 1950, ele fez campanha para alguns candidatos republicanos à presidência e, na década de 1960, tornou-se um dos conservadores mais proeminentes dos Estados Unidos. Em 1962, filiou-se como membro do Partido Republicano.

Poucos anos depois ele foi convencido a lançar-se como candidato, assim se envolveu na disputa para o cargo de governador da Califórnia, na eleição de 1966. Nessa ocasião, ele rivalizou contra o candidato democrata Pat Brown e saiu vitorioso.

Reagan foi governador da Califórnia de 1967 a 1975 (em 1970 ele disputou a reeleição e derrotou o candidato democrata Jesse Unruh). Após oito anos no governo da Califórnia, Reagan tornou-se um dos republicanos mais influentes dos Estados Unidos. Ainda assim, teve duas tentativas de se candidatar à presidência fracassadas.

Em 1968 e 1976, Reagan tentou concorrer à presidência pelo Partido Republicano, mas foi derrotado nas primárias. No ano de 1968, Richard Nixon venceu as primárias e, em 1976, foi derrotado por Gerald Ford. Somente nas primárias de 1980 Ronald Reagan foi escolhido como o candidato republicano à presidência dos Estados Unidos.

Governo Reagan

Margaret Thatcher e Ronald Reagan, dois grandes símbolos do neoliberalismo na década de 1980.[1]
Margaret Thatcher e Ronald Reagan, dois grandes símbolos do neoliberalismo na década de 1980.[1]

Em 1980, Reagan concorreu à presidência contra Jimmy Carter, candidato democrata que era o atual presidente dos Estados Unidos. Na campanha, Reagan convidou George Bush (pai) para ser seu vice e abordou questões importantes na época, como a alta da inflação e o aumento do desemprego no país. A campanha de Reagan foi vitoriosa e ele venceu com margem folgada.

Dois meses depois de assumir a presidência, Reagan foi vítima de uma tentativa de assassinato e acabou ferido por uma bala, que ricocheteou e o atingiu próximo da axila esquerda. Ele passou por uma cirurgia e se recuperou depois de duas semanas internado. O autor do crime foi John Hinckley Jr., que foi absolvido por insanidade.

Durante o seu governo, Reagan reduziu impostos e conseguiu diminuir a inflação e a taxa de desemprego. Em contrapartida, os empregos criados durante seu governo eram mais precarizados, pois a condição do trabalhador se agravou com o aumento da jornada de trabalho e reduções salariais. A desigualdade social aumentou nos Estados Unidos e Reagan ficou marcado como um dos grandes defensores do neoliberalismo.

Reagan adotou um programa muito rígido de combate às drogas e impôs uma política ferrenhamente anticomunista. Essa política anticomunista, conhecida como “Doutrina Reagan”, resultou em um escândalo político, uma vez que foi descoberto que os Estados Unidos secretamente vendiam armas para o Irã para que guerrilhas antirrevolucionárias fossem financiadas na Nicarágua.

Em 1984, Reagan disputou a reeleição de seu mandato e teve uma vitória confortável contra o democrata Walter Mondale. Ele foi sucedido pelo político republicano George H. W. Bush, o vencedor da eleição presidencial de 1988.

Acesse também: Guerra do Vietnã: um dos conflitos mais impopulares da história dos Estados Unidos

Últimos anos

Em 1994, quando tinha 93 anos, Reagan descobriu que possuía Alzheimer e passou os últimos anos de sua vida combatendo os efeitos dessa doença. A enfermidade progrediu ao longo dos anos, fazendo com que Reagan fosse capaz de reconhecer poucas pessoas. Em 5 de junho de 2004, ele faleceu por causa de uma pneumonia.

Créditos das imagens

[1] mark reinstein e Shutterstock

Por Daniel Neves Silva

Curtidas

0

Compartilhe:
Artigos Relacionados