Guerra da Indochina
A Guerra da Indochina ou Primeira Guerra da Indochina foi um conflito travado entre o Vietminh e as forças coloniais francesas na Indochina entre 1946 e 1954.
Por Daniel Neves Silva

PUBLICIDADE
A Guerra da Indochina foi um conflito travado entre 1946 e 1954, pelo Vietminh, um movimento socialista e nacionalista, que lutava pela independência do Vietnã, contra as forças coloniais francesas. Esse conflito foi parte da luta vietnamita pela expulsão dos franceses e pela independência de seu país.
Esse conflito ganhou contornos depois que os franceses se recusaram a abandonar a Indochina ao final da Segunda Guerra Mundial. A recusa francesa em aceitar a independência do Vietnã declarada pelo Vietminh fez a situação escalar até o início do conflito em 1946. A derrota francesa nesse conflito levou à independência dos países que formavam a Indochina.
Leia também: Guerra da Coreia — detalhes sobre o conflito travado entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul desde 1950
Resumo sobre a Guerra da Indochina
-
A Guerra da Indochina foi um conflito que se estendeu de 1946 a 1954.
-
Foi um conflito travado entre as forças do Vietminh e as tropas coloniais francesas.
-
Essa guerra foi travada porque os franceses se recusaram a aceitar a independência do Vietnã sob a liderança do Vietminh.
-
O Vietminh, liderado por Ho Chi Minh, atuou utilizando a tática de guerrilha.
-
Os franceses foram derrotados em 1954, concedendo a independência da Indochina e originando o Vietnã (dividido em norte e em sul), o Camboja e o Laos.
O que foi a Guerra da Indochina?
Também conhecida como Primeira Guerra da Indochina, a Guerra da Indochina foi um conflito que aconteceu entre 1946 e 1954, sendo travado pelas tropas coloniais dos franceses contra as tropas de um movimento independentista e nacionalista chamado Vietminh. Esse conflito foi motivado porque o Vietminh se mobilizou para colocar fim à colonização dos franceses na Indochina.
O Vietminh, sob a liderança de Ho Chi Minh e Vo Nguyen Diap, mobilizou esforços e lutou contra os franceses durante quase uma década para garantir a independência do Vietnã e das demais nações que formavam a Indochina. Esse conflito foi uma das guerras que foi inserida na lógica bipolar da Guerra Fria, sendo os vietnamitas amplamente apoiados pelos chineses e pelos soviéticos.
O conflito ficou marcado pela utilização das técnicas de guerrilha por parte das tropas vietnamitas e foi consequência direta da declaração de independência do Vietnã, realizada por Ho Chi Minh, em 1945. Esse conflito encerrou-se com a derrota francesa e com um acordo sendo realizado em Genebra, em 1954, garantindo a independência do Vietnã, do Camboja e do Laos.
Contexto histórico da Guerra da Indochina
A Indochina ou Indochina Francesa era uma região do Sudeste Asiático que foi invadida e ocupada pelos franceses no final do século XIX. Essa região englobou os territórios que hoje correspondem a três nações diferentes: Laos, Camboja e Vietnã (formado por três regiões distintas: Annam, Tonquim e Cochinchina.
Essa região foi dominada e explorada pelos franceses até o começo da Segunda Guerra Mundial. Quando os japoneses iniciaram sua expansão pela Ásia, atacaram a Indochina e tomaram esse território dos franceses. A ocupação japonesa na Indochina deu origem a um grupo de resistência de orientação socialista que buscava garantir a soberania nacional.
Esse grupo ficou conhecido como Liga Revolucionária para a Independência do Vietnã (ou na abreviação do vietnamita, Vietminh). O Vietminh engajou-se na luta contra os japoneses, unindo-se às forças aliadas, incluindo os franceses. O objetivo primordial era expulsar os japoneses para, então, dar sequência à independência do Vietnã.
O Vietminh teve forte atuação no norte do território vietnamita. Em 1945, os japoneses foram derrotados na Segunda Guerra Mundial, permitindo que o Vietminh pudesse focar na luta pela independência. As forças aliadas, por sua vez, tinham outros planos para a região, dando início a uma ocupação (ao norte pelos chineses, e ao sul pelos britânicos e pelos franceses).
Essa divisão do território vietnamita e o choque de interesses entre vietnamitas e franceses levaram ao conflito.
Causas da Guerra da Indochina
A Guerra da Indochina foi um conflito que foi marcado por diversas questões, sendo que as principais foram as seguintes:
-
Luta contra o colonialismo: os vietnamitas engajaram-se em uma luta armada contra a invasão japonesa e, logo em seguida, engajaram-se em uma luta contra os franceses, uma vez que os franceses não aceitaram conceder independência ao Vietnã após a Segunda Guerra Mundial.
-
Autodeterminação: as ocupações estrangeiras na Indochina fortaleceram movimentos de autodeterminação, sobretudo, dos vietnamitas. Assim, uma luta pela independência ganhou força no local.
No final da Segunda Guerra Mundial, as forças aliadas decidiram estabelecer uma divisão no território vietnamita, determinando o paralelo 17 como referência. O norte foi ocupado pelas tropas do Vietminh, que declararam a independência do Vietnã por meio da República Democrática do Vietnã, em 1945.
Os britânicos negaram-se a reconhecer a independência do Vietnã sob a liderança do Vietminh, entregando a região aos franceses, que deram início a ações para reprimir esse grupo. Os franceses receberam um pesado apoio estadunidense, que desejava barrar o avanço do socialismo no Sudeste Asiático.
Negociações entre os dois lados começaram a ser realizadas a partir de 1945, mas as relações entre o Vietminh e os franceses foram fortemente abaladas quando uma frota francesa atacou Haiphong, causando a morte de 6000 vietnamitas. Os historiadores apontam que esse evento causou o início da guerra no final de 1946.
Qual país é a Indochina hoje?
Atualmente, a Indochina corresponde a três nações do Sudeste Asiático: Vietnã, Laos e Camboja.
Movimento Vietminh
A Guerra da Indochina teve uma de suas forças protagonistas o Vietminh, uma abreviação para a expressão Viet Nam Doc Iap Dong minh, que do vietnamita é traduzido como Liga Revolucionária para a Libertação do Vietnã. Esse grupo orientava-se ideologicamente no socialismo e colocou-se como uma frente nacionalista para lutar pela independência do Vietnã.
O líder desse grupo era Ho Chi Minh, que criou o Vietminh em parceria com o Partido Comunista Indochinês. Esse grupo surgiu com o objetivo de lutar conjuntamente contra japoneses e franceses, embora, inicialmente, o foco tenha sido a luta contra os japoneses. A luta contra essas duas forças daria-se no campo militar, cuja responsabilidade era de Vo Nguyen Giap.
O Vietminh fomentou a insurreição da população da Indochina contra o domínio colonial francês e a ocupação japonesa e organizou a resistência militar, atuando, principalmente, por meio de táticas de guerrilha. O crescimento do Vietminh foi exponencial, e, no final da Segunda Guerra Mundial, o grupo já possuía cerca de 500 mil membros.
Independência da Indochina
Em 2 de setembro de 1945, Ho Chi Minh declarou a independência da República Democrática do Vietnã, que correspondia à parte norte do território vietnamita. No entanto, os franceses não aceitaram essa declaração de independência, resultando no início de um conflito entre as duas partes no ano seguinte, 1946.
Esse conflito estendeu-se por muitos anos, com os franceses enviando milhares de soldados para lutar no território da Indochina. Essas tropas francesas eram formados por soldados de outras colônias francesas. A grande força militar dos franceses fez o Vietminh adotar a tática de guerrilha, que previa ataques de grande intensidade, mas que não se prolongavam.
A partir de 1949, o Vietminh passou a contar com o apoio da China e da União Soviética, fortalecendo a causa vietnamita. Na década de 1950, o conflito tornou-se muito impopular na sociedade francesa, gerando protestos contra o governo da França. O último grande capítulo dessa guerra se deu em 1954, quando os franceses foram derrotados em Dien Bien Phu.
Estima-se que mais de 2000 franceses teriam morrido nessa batalha, motivando os franceses a abrir uma negociação para o fim da guerra. As negociações entre as duas partes se estenderam por dois meses, em 1954, resultando em acordos que foram anunciados na Conferência de Genebra, na Suíça.
Após o fim da Guerra da Indochina, toda a Indochina Francesa conquistou a sua independência, dando origem ao Laos, Camboja e Vietnã. O caso vietnamita, no entanto, era um pouco mais complexo porque a região permaneceu dividida entre norte e sul, dando origem ao Vietnã do Norte, socialista; e o Vietnã do Sul, capitalista.
Essa divisão do Vietnã foi realizada com uma garantia de uma eleição que unificaria o Vietnã em alguns anos, mas a situação no Vietnã escalou para um novo conflito anos depois.
Consequências da Guerra da Indochina
Entre as consequências da Guerra da Indochina estão:
-
Consolidação da polarização do Vietnã: a nação asiática permaneceu dividida entre norte e sul, socialismo e capitalismo, e isso fomentou um novo conflito na região: a Guerra do Vietnã.
-
Enfraquecimento do poderio colonial francês: a derrota francesa colocou fim aos domínios coloniais da França na Ásia e enfraqueceu o seu domínio colonial na Argélia.
-
Perda de vidas humanas: a Guerra da Indochina teve um alto impacto em vidas humanas, causando cerca de 300 mil mortes.
Acesse também: Como foi a Guerra do Vietnã?
Exercícios resolvidos sobre Guerra da Indochina
Questão 1
Conflito que ocorreu a partir da década de 1950 e que foi consequência direta da Guerra da Indochina:
A) Guerra da Argélia
B) Guerra Civil da Indonésia
C) Guerra do Vietnã
D) Guerra Civil Chinesa
E) Guerra das Filipinas
Resolução:
Alternativa C.
A Guerra do Vietnã, travada entre 1959 e 1975, foi consequência direta da Guerra da Indochina, uma vez que a divisão do território vietnamita, consolidada após esse conflito, fortaleceu a disputa entre as duas facções que comandavam cada parte do país, dando origem a um novo conflito anos depois.
Questão 2
Evento que marcou o início da Guerra da Indochina:
A) Incidente Haiphong
B) Incidente da Ponte Marco Polo
C) Batalha de Dien Bien Phu
D) Batalha de Na San
e) Batalha de Ko Chang
Resolução:
Alternativa A.
O evento que deu início da Guerra da Indochina foi o Incidente de Haiphong, quando os franceses atacaram Haiphong, em 1946, causando a morte de 6 mil vietnamitas.
Fontes
GILBERT, Martin. A história do século XX. São Paulo: Planeta, 2016.
MAGNOLI, Demétrio(org.). História das guerras. In.: MAGNOLI, Demétrio. Guerras da Indochina. São Paulo: Contexto, 2013.