História do Mundo

Busca

Cronologia

Civilizações

Pré-História


O homem pré-histórico estabeleceu uma rica gama de experiências e saberes.

 

Por Rainer Sousa

 

Qual é a primeira ideia que surge na nossa cabeça quando nos deparamos com o prefixo “pré”? Geralmente, acreditamos que este recurso da língua tem como função apontar para algum período ou momento que antecede a existência ou realização de algo. Partindo desse pressuposto, quando observamos o termo “pré-história”, somos levados a crer na existência de um tempo que foi justamente anterior à História.

Mas realmente houve uma época em que a “História” simplesmente não existiu? Se partirmos da ideia de que estudamos a história dos homens, deveríamos compreender então que a “Pré-História” faz menção a todos os acontecimentos, experiências e fatos que são anteriores à própria existência humana. Contudo, ao abrimos o livro didático, observamos a estranha presença dos “homens pré-históricos” nesse período que se inicia há cerca de 2 milhões de anos e vai até 5000 a.C..

Para compreendermos esta divergência, devemos levar em conta que as formas de se organizar o passado são múltiplas. No nosso caso, muitos dos livros de história adotam as convenções de uma periodização estabelecida no século XIX. Para os historiadores daquela época, só era possível reconhecer ou estudar o passado através do manuseio de fontes escritas. Por isso, a “Pré-história”, na visão destes estudiosos, abarca toda a experiência do homem anterior ao desenvolvimento da escrita.

Atualmente, com a transformação dos sentidos da ciência histórica, sabemos que os homens pré-históricos não podem ser arbitrariamente excluídos da “História”. Por meio dos vestígios materiais, pinturas e outras manifestações, vários historiadores se lançam ao instigante desafio de relatar sobre o passado dos homens que viveram há milhares de anos. Ao contrário do que muitos pensam, estes não eram simples versões mais próximas dos primatas ancestrais.

Nesse diversificado período, podemos observar a luta travada pelos primeiros homens em seu processo de adaptação às hostilidades impostas pela natureza. Ao longo desse processo de dominação, também é possível ver que estes sujeitos da história não estavam somente preocupados em garantir a sua sobrevivência. Por meio da pintura rupestre, podemos dialogar com os comportamentos, valores e crenças que surgem nesse remoto tempo.

Sem dúvida, as restrições e a limitação das fontes disponíveis dificultam bastante a compreensão do tempo pré-histórico. Entretanto, mesmo com o pouco que nos chega, podemos ver que o conceito elaborado no século XIX está bastante afastado de todo o conhecimento que essa época pode oferecer. Com isso, apesar dos problemas com seu nome, podemos afirmar que a pré-história esteve mais presente na História do que nunca.

 

História do Mundo

Artigos de Pré-História

  • A Arte na Pré-história
    Os povos antigos, antes de conhecerem a escrita, já produziam obras de arte. Os homens das cavernas faziam bonitas figuras em suas...
  • Agricultura = Evolução?
    Por Rainer Sousa Durante muito tempo, os historiadores colocaram a coleta e a agricultura como duas experiências que marcam uma...
  • Alimentação na Pré-história e evolução
    Por Me. Tales Pinro Diversas espécies do gênero homo desenvolveram-se ao longo de milhões de anos até a chegada...
  • Aqueus
    Aqueus Eram semi-nômades indo-europeus que migraram para a Grécia buscando terras férteis para plantarem alimentos....
  • Artesãos fazem ferramentas de cobre
    Artesãos fazem ferramentas de cobre (c. 5.000 a.C. - Oriente Médio) As comunidades estão produzindo mais ferramentas...
  • Caverna de Chauvet e a arte da pré-história
    Por Me. Tales Pinto São 425 figuras de animais, sendo principalmente 65 rinocerontes, 74 leões e 66 mamutes, gravados nas...
  • Fim da era Glacial
    Extinta a caça de grande porte (c. 8.000 a.C. - América do Norte): Há algum tempo vem se reduzindo o número de...
  • Homens andam sobre dois pés
    Hominídeos andam sobre dois pés (c. 3,5mi a.C. - África Oriental) Tanzânia, hominídeos estão...
  • Homens homenageiam seus mortos
    Humanos homenageiam seus mortos (c. 50.000 a.C. - Europa/Ásia) Elaborados ritos de sepultamento vêm sendo adotados por...
  • Homens mais aptos para sobrevivência
    Hominídeos mais aptos para sobrevivência (c. 2mi a.C. - África) Demorou mais de 1 milhão de anos para os...

Resolução mínima de 800x600. Copyright © 2014 Rede Omnia - Todos os direitos reservados
Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização prévio da equipe (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98), salvo para trabalhos escolares. Todo conteúdo é para fins educacionais.
Veja Também: História do Brasil | Vestibular

R7 Educação