História do Mundo

Busca

Cronologia

Civilizações

Idade Antiga


O estudo da Antiguidade permite o conhecimento de vários aspectos do mundo atual.

 

Por Rainer Sousa

 

Quando adentramos o estudo da Antiguidade ou Idade Antiga, é bastante comum ouvir dizer que esse período histórico é marcado pelo surgimento das primeiras civilizações. Geralmente, ao adotarmos a expressão “civilização” promove-se uma terrível confusão que coloca os povos dessa época em uma condição superior se comparados às outras culturas do mesmo período.

Na verdade, a existência de uma civilização não tem nada a ver com essa equivocada ideia de que exista um povo “melhor” ou “mais evoluído” que os demais. O surgimento das primeiras civilizações simplesmente demarca a existência de uma série de características específicas. Em geral, uma civilização se forma quando apontamos a existência de instituições políticas complexas, uma hierarquia social diversificada e de outros sistemas e convenções que se aplicam largamente a uma população.

Ao contrário do que se possa imaginar, não podemos apontar uma localidade específica onde encontremos a formação das primeiras civilizações da história. O processo de fixação e desenvolvimento das relações sociais aconteceu simultaneamente em várias regiões e foi marcado pelo contato entre civilizações, bem como a incorporação de duas ou mais culturas na formação de outra civilização.

Reportando-se ao Mundo Oriental, podemos assinalar o desenvolvimento das milenares civilizações chinesa e indiana. Partindo mais a oeste, localizamos a formação da civilização egípcia e dos vários povos que dominaram a região Mesopotâmica, localizada nas proximidades dos rios Tigre e Eufrates. Também conhecidas como civilizações hidráulicas, essas culturas agruparam largas populações que sobreviviam da exploração das águas e terras férteis presentes na beira dos rios.

Na parte ocidental do planeta, costuma-se dar amplo destaque ao surgimento da civilização greco-romana. O prestígio dado a gregos e romanos justifica-se pela forte e visível influência que estes povos tiveram na formação dos vários conceitos, instituições e costumes que permeiam o Ocidente como um todo. Contudo, não podemos também deixar de dar o devido destaque aos maias, astecas, incas e olmecas que surgem no continente americano.

Sem dúvida, o estudo das civilizações antigas se mostra importante para que possamos entender melhor sobre as várias feições que a nossa cultura assume atualmente. Contudo, sob outro ponto de vista, o estudo da Antiguidade também abre caminho para que possamos contrapor os valores e parâmetros que um dia foram comuns a alguns homens e hoje se mostram tão distantes do que vivemos. É praticamente infinito o leque de saberes que se aplica a esse período histórico.

 

História do Mundo

Artigos de Idade Antiga

  • A boneca na Antiguidade
    Por Leandro Carvalho A grande maioria das civilizações da Antiguidade mantinha um costume em comum: o fascínio e o...
  • A Doação de Constantino
    Por Rainer Sousa No processo de formação da Igreja Católica, observamos que o fortalecimento dessa...
  • A economia no Antigo Egito
    Por Lilian Aguiar A economia no Antigo Egito era baseada na agricultura. O rio Nilo, com suas cheias, era uma dádiva dos deuses...
  • A prostituição na Antiguidade
    Por Rainer Sousa A questão sexual é tema que intriga vários historiadores ao longo do tempo. Afinal de contas, o...
  • A vida de luxo dos Faraós
    Hoje existe uma restrita parcela da população mundial que vive em um elevado índice de consumo e muito luxo. Mas isso...
  • Alexandria
    Alexandria Alexandria era um centro urbano que deu origem ao reino egípcio dos Ptolomeus. Foi fundada em 332 a.C. pelo...
  • Civilização Cretense e Micênica
    A origem da civilização grega está intimamente ligada à ilha de Creta, ao sul do Mar Egeu. Nessa ilha, com 258 km na...
  • Enigma do disco de Faísto
    Por Tales Pinto Dentre os grandes mistérios que intrigam os arqueólogos – e não são poucos –...
  • Helenismo
    Helenismo O período helenístico iniciou-se em 323 a.C e se desenvolveu até 30 a.C. Era a concretização...
  • Ibéricos
    Ibéricos Expansão Os portugueses foram os primeiros na expansão ultramarina européia, no...

Resolução mínima de 800x600. Copyright © 2014 Rede Omnia - Todos os direitos reservados
Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização prévio da equipe (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98), salvo para trabalhos escolares. Todo conteúdo é para fins educacionais.
Veja Também: História do Brasil | Vestibular

R7 Educação