Prisão de Alcatraz

A Prisão de Alcatraz foi considerada, durante muitos anos, a mais segura já existente. Por lá passaram figuras famosas da história, como o mafioso Al Capone.
A Penitenciária Federal de Alcatraz fica localizada em uma ilha de mesmo nome, na cidade São Francisco, na Califórnia.
A Penitenciária Federal de Alcatraz fica localizada em uma ilha de mesmo nome, na cidade São Francisco, na Califórnia.
Imprimir
Texto:
A+
A-

A Prisão de Alcatraz está localizada na ilha de Alcatraz, em São Francisco, Califórnia, EUA. A ilha foi descoberta pelo explorador espanhol Juan Manuel Ayala, em 1755. Já foi território mexicano, no qual, após conquistado, pretendeu-se construir um farol; já serviu como local para um forte e para uma prisão de indígenas. O que deu maior fama à ilha, após a construção da prisão, foram os prisioneiros famosos e em grande volume, em decorrência da Crise de 1929.

Entre seus prisioneiros mais famosos esteve Al Capone. A prisão foi desativada por questões de economia, já que custava muito mantê-la como a mais segura do mundo. Ao longo de sua história, apenas três pessoas conseguiram fugir. Muitas lendas e curiosidades envolvem o famoso local.

Leia também: Gulags — campos de trabalho forçado utilizados pelos soviéticos

Resumo sobre a Prisão de Alcatraz

  • A origem e a história da Prisão de Alcatraz remetem à Crise de 1929, quando ela ficou mais conhecida, mas, na verdade, ela já tinha sido local para detenção de indígenas. Antes ainda, ela fora um forte.
  • Na conquista estadunidense da ilha de Alcatraz, originalmente mexicana, houve a pretensão inicial de que se construísse nela apenas um farol.
  • Entre os prisioneiros mais famosos que passaram pela Prisão de Alcatraz esteve Al Capone.
  • Os únicos fugitivos da prisão foram: os irmãos Clarence Anglin e John Anglin e seu amigo Frank Morris.
  • A Prisão de Alcatraz foi desativada porque custava muito aos cofres públicos do governo dos EUA.
  • Atualmente o local é um parque nacional e um importante centro turístico.
  • Muitas lendas e curiosidades sobre a prisão circundam sua história. Confira algumas ao final do texto.

Origem e história da Prisão de Alcatraz

A origem da Prisão de Alcatraz remete à Crise de 1929, pois, com a pauperização da população, os crimes aumentaram muito naquele período. Para tal situação, o governo dos EUA teve como solução a construção de uma megaprisão que foi considerada uma das mais seguras do mundo durante o período de sua existência (1934 a 1963). Contudo, antes, a instalação que havia na ilha já servia a esse propósito, com a diferença de que foi a partir da década de 1930 que passou a ser uma cadeia federalizada.

A instalação se localiza em São Francisco, Califórnia. Seu nome é o mesmo da ilha onde está. A ilha de Alcatraz já foi parte do território mexicano, até o século XIX, assim como todo o estado da Califórnia. Após a tomada de todo o estado — por meio de conflitos e em busca do ouro contido na região —, o acordo final feito entre mexicanos e americanos era para que fosse instalado na ilha um farol.

Devido ao grande interesse aurífero, os EUA instalaram ali, em vez de um farol, um forte, com centenas de soldados permanentes e diversos armamentos militares. Posteriormente, em 1868, Alcatraz se tornou uma cadeia usada para aprisionar os povos originários que se rebelavam contra a tomada de suas terras.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No início do século XX, a prisão foi ampliada devido ao número de detentos que já havia ali. A reforma para expansão da cadeia deu-se na construção de dois grandes blocos. Foi com a Crise de 1929 que a necessidade de uma ampliação se deu. Como pontuado, aumentaram-se os crimes, especialmente pelas desigualdades sociais alarmantes provocadas pela crise econômica. Assim, Alcatraz passou a ser uma cadeia federal.

Vale lembrar que, nesse mesmo período, vigorava nos EUA a Lei Seca, entre 1919 e 1933, com a proibição de comercialização e consumo de álcool. O tráfico, consequentemente, aumentou. Assim, aprisionar os muitos que burlavam essa legislação foi a solução encontrada.

Veja também: New Deal — plano do governo norte-americano para contornar a Grande Depressão

Como funcionava a Prisão de Alcatraz?

O regime na cadeia, após sua federalização, também mudou. Aumentou-se a rigidez com os presos, que faziam trabalhos forçados, tidos pela administração da época como parte de um “programa de regeneração”. Outras partes desse programa incluíam rotinas restritas e banhos somente duas vezes na semana.

A repressão e a fiscalização eram tão intensas por parte dos funcionários do governo dos EUA que poucos tentavam fugir e, desses poucos, nenhum conseguia. Alcatraz, no entanto, custava aos cofres públicos muito dinheiro para que se mantivesse tão segura. Assim, em 1963, transferiu-se todo o contingente para Marion, em Illinois.

Celas da Prisão de Alcatraz. Poucos presos tentavam escapar devido à forte fiscalização.
Celas da Prisão de Alcatraz. Poucos presos tentavam escapar devido à forte fiscalização.

Houve, ainda, uma tentativa de transformá-la em uma espécie de museu, com projetos também ecológicos, culturais e de educação sobre a cultura dos mesmos indígenas que haviam sido, anos atrás, presos nela. A ideia não foi bem aceita. Alcatraz passou a ser, então, um patrimônio histórico e, com o crescente número de turistas, um ponto de atração a quem visita a região.

Prisioneiros famosos de Alcatraz

Entre os prisioneiros mais famosos que passaram pela Prisão de Alcatraz, sem dúvidas, está Al Capone, o famigerado mafioso que contrabandeava bebidas durante a Lei Seca e chefiava grupos da máfia, além de praticar evasão de divisas e assassinatos — motivos pelos quais ele foi preso lá, em 1931.

Outro famoso mafioso de Alcatraz foi George Barnes, o Machine Gun Kelly, apelido que ganhou depois de ter sequestrado, junto de sua esposa, Kelly, um grande empresário do ramo do petróleo dos EUA.

Outra figura lendária de Alcatraz foi Robert Stroud, conhecido como “o homem dos pássaros” por ter criado centenas deles dentro de sua própria cela. Alvin Karpis, o Creepy, ficou famoso por ter sido quem passou mais tempo na Prisão de Alcatraz: 26 anos. Amigos de famosos também passaram por lá, como é o caso de Michey Cohen, amigo de Frank Sinatra que foi preso duas vezes por evasão de divisas.

Quem foram os fugitivos da Prisão de Alcatraz?

Os fugitivos da Prisão de Alcatraz foram: os irmãos Clarence Anglin e John Anglin e seu amigo Frank Morris. Como vimos, Alcatraz foi considerada, por muito tempo, a cadeia mais segura do mundo. Por isso, ao longo de toda a sua história, apenas 36 pessoas arriscaram evadir. No entanto, nenhuma conseguiu, com exceção dos três mencionados.

Alguns fatos curiosos circundam a história deles, como não haver registro de que foram encontrados algum dia. Outras narrativas dizem que eles podem ter, de alguma maneira, chegado até a América do Sul, mais especificamente ao Brasil.

Para fugirem, os três planejaram a ação por meses, cavando paredes com colheres e escondendo-as dos vigilantes até que conseguissem encontrar o teto ou os dutos. No dia da fuga, colocaram cabeças humanas falsas para disfarçar. Elas haviam sido feitas com jornais e tinham até perucas.

As balsas da fuga foram feitas com capas de chuvas e a ação se deu durante a noite, quando, provavelmente, os seguranças cochilavam. O FBI encerrou as investigações sobre a fuga em 1979, alegando que seria impossível terem sobrevivido.

Por que a Prisão de Alcatraz foi desativada?

A Prisão de Alcatraz foi desativada porque o procurador da época (1963), Robert Kenedy, apresentou cálculos que mostravam que ela exigia três vezes mais dinheiro para ser mantida do que prisões comuns de outros lugares. Assim, por uma questão de economia, ela foi desativada.

Como está a Prisão de Alcatraz atualmente?

Ruínas de Alcatraz.
As ruínas de Alcatraz recebem mais de um milhão de visitantes anualmente.[1]

A Prisão de Alcatraz atualmente é um importante ponto turístico. Estima-se que 1,5 milhão de pessoas a visitam anualmente. Para chegar até ela, é preciso pagar 49 dólares para a visitação diurna e 56 para a noturna. O acesso é pelo Pier 33, em São Francisco, de onde saem as balsas.

Saiba mais: Quais são as sete maravilhas do mundo moderno?

Curiosidades sobre a Prisão de Alcatraz

  • Alcatraz é o nome de uma ave marinha.
  • A prisão foi assim batizada pelo navegador espanhol Juan Manuel Ayala, que a encontrou em 1775.
  • Em 1972, ela foi transformada em um parque nacional.
  • Um apelido dado à prisão é The Rock, “a rocha”, em menção à sua segurança.
  • Em 2013, a polícia de São Francisco recebeu uma carta supostamente escrita por um dos fugitivos de Alcatraz.

Créditos da imagem

[1]Wikimedia Commons

Fontes

BBC News Mundo. Fuga de Alcatraz: 3 perguntas ainda sem resposta após 60 anos. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-61957504

FERNANDES, R. B. de O. Prisões de segurança máxima: Origem histórica e discussões atuais. Revista Eletrônica de Direito Penal e Política Criminal, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 146–160, 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/redppc/article/view/95530.

JORNAL O Globo. Em Foco: Alcatraz, a mais famosa prisão. Disponível em: https://oglobo.globo.com/acervo/incoming/alcatraz-mais-famosa-prisao-22465057

PERASSO, Valéria. Presos, fugas e mitos: conheça a história da prisão de Alcatraz. Terra, 11 jun. 2022. Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/mundo/estados-unidos/presos-fugas-e-mitos-conheca-a-historia-da-prisao-de-alcatraz,e4cb77519f7da310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html

Por Mariana de Oliveira Lopes Barbosa