Luteranismo

O luteranismo é uma doutrina religiosa criada pelo reformador Martinho Lutero. A base do luteranismo é a crença na salvação com base na fé.
Estátua de Martinho Lutero, o fundador do chamado luteranismo.
O luteranismo foi criado pelo reformador Martinho Lutero.
Imprimir
Texto:
A+
A-

O luteranismo é uma doutrina religiosa que surgiu por meio das pregações de Martinho Lutero, monge alemão, no começo do século XVI. O surgimento do luteranismo deu início à Reforma Protestante, e a base da doutrina luterana é a crença de que a fé é o que determina salvação de uma pessoa.

O luteranismo se estabeleceu em um momento de grande insatisfação com as práticas e com a doutrina da Igreja Católica. Os luteranos acreditam também no sacerdócio universal do crente e têm como crença básica as “cinco solas”. O surgimento do luteranismo permitiu que outros reformadores surgissem na Europa.

Leia também: John Wyclif e Jan Hus — dois nomes que influenciaram a doutrina de Lutero

Resumo sobre o luteranismo

  • O luteranismo é uma doutrina religiosa que surgiu no começo do século XVI.

  • Quem deu origem a essa doutrina foi o monge alemão Martinho Lutero.

  • Lutero se incomodava com algumas práticas e com a doutrina da Igreja Católica.

  • Os luteranos acreditam que a salvação de uma pessoa é conquistada pela fé.

  • Uma das crenças basilares do luteranismo são as cinco solas.

O que é o luteranismo?

O luteranismo é uma doutrina religiosa que surgiu no século XVI por meio das pregações do alemão Martinho Lutero. A base da doutrina luterana é a crença de que a fé é a garantia da salvação, e o luteranismo é conhecido por ser a doutrina religiosa que deu início à Reforma Protestante no continente europeu.

Líder do luteranismo, Martinho Lutero, foi um monge que questionava a corrupção do clero e algumas práticas da Igreja Católica, em especial as indulgências. O marco para o início do luteranismo foi a divulgação das 95 teses de Lutero. A doutrina defende, por exemplo, o sacerdócio universal do crente, tornando direta a relação do fiel com Deus.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Contexto de surgimento do luteranismo

O luteranismo é a doutrina que iniciou a reforma religiosa na Europa, o que abriu caminho para novas doutrinas religiosas no continente. No começo do século XVI, havia uma forte insatisfação com diversas práticas da Igreja Católica, principalmente no que se refere ao dinheiro. A Igreja obrigava os fiéis a pagarem impostos e ainda cobrava-lhes mais dinheiro por meio das indulgências.

As indulgências eram a prática de cobrar dinheiro dos fiéis para oferecer-lhes o perdão dos pecados. O incômodo de Lutero foi aumentado porque, em 1517, o papa Leão X estava pedindo indulgência aos fiéis para financiar a construção da Basília de São Pedro. Havia também sua grande insatisfação com a corrupção do clero, como na venda de cargos eclesiásticos.

Além disso, Lutero questionava parte da doutrina católica, principalmente no que se refere à graça. Lutero afirmava que as boas obras não eram suficientes para salvar uma pessoa, mas sim que a fé era o caminho para a salvação. Ele também questionava a mediação dos fiéis com Deus por meio de sacerdotes, como na Igreja Católica.

Suas críticas não visavam ao rompimento com a Igreja Católica, mas a rejeição a elas pelo papa e a perseguição que Lutero sofreu foram tão grandes que o rompimento foi inevitável. Ele também foi condenado por heresia e excomungado pelo papa. Os questionamentos e a doutrina defendida por Lutero foram amplamente aceitos na Alemanha, e Lutero só sobreviveu porque parte da nobreza o protegeu.

Politicamente, muitos príncipes alemães viram na reforma um caminho para enfraquecer o domínio do imperador Carlos V, muito ligado à Igreja Católica. Além disso, a reforma também foi vista como um meio de enfraquecer o domínio da Santa Sé na Alemanha. Por fim, muitos historiadores entendem que ela serviu como um movimento de unificação da Alemanha contra a influência externa.

A reforma também era importante porque permitiu que os príncipes ampliassem seu controle sobre seus domínios. Além disso, o enfraquecimento da Igreja fez com que esses príncipes tivessem mais autonomia econômica sobre suas terras, já que não precisaram mais pagar impostos à Igreja.

As 95 teses de Lutero

Questões políticas e econômicas à parte, foram as angústias pessoais de Lutero que deram início à Reforma Protestante e ao luteranismo, e o ponto de partida, sem dúvidas, foram as 95 teses. Esse documento foi escrito por Lutero para o arcebispo de Mainz, responsável por cobrar as indulgências para construir a Basílica de São Pedro.

Esse documento apresenta as crenças basilares do luteranismo e também tece críticas ácidas às indulgências e a determinadas práticas da Igreja Católica. Consta nele, por exemplo, que os pregadores que anunciavam o perdão dos pecados por meio das indulgências estavam praticando um erro (21ª tese); também afirma-se que o povo estava sendo enganado com as promessas feitas pelos vendedores de indulgências (24ª tese), e condena-se ao inferno aqueles que compravam e vendiam as indulgências como garantia de salvação (32ª tese).

Leia também: Calvinismo — outra doutrina religiosa que surgiu com a Reforma Protestante

Princípios do luteranismo

O ponto central da doutrina luterana é a ideia da justificação pela fé. Os luteranos acreditam que somente a fé é necessária para garantir a salvação de uma pessoa, não necessitando nenhum outro tipo de ação.

Outro ponto básico da doutrina luterana é a crença de que não é necessário um sacerdote ou um mediador para intermediar a relação entre Deus e os fiéis. Os luteranos acreditam que os próprios fiéis podem manter esse contato direto com Deus por meio de suas orações e da leitura das Escrituras. A garantia dessa autonomia é um ponto fundamental da doutrina luterana e foi pensando nessa autonomia dos fiéis que Lutero realizou a tradução da Bíblia para o alemão.

Outro ponto fundamental da doutrina luterana é a crença nas cinco solas:

  • Sola fide (somente a fé): para os luteranos só a fé pode garantir a salvação de uma pessoa.

  • Sola scriptura (somente a escritura): a Bíblia é o único texto de inspiração divina, devendo ser o único guia do fiel em sua caminhada cristã.

  • Solus Christus (somente Cristo): a salvação só é possível por causa do sacrifício de Jesus Cristo na cruz e foi ele o responsável por reconciliar a humanidade com Deus.

  • Sola gratia (somente a graça): a salvação da humanidade acontece unicamente pela graça de Deus.

  • os cristãos devem dar glórias somente a Deus, uma vez que a salvação se dá por conta da misericórdia d’Ele. (glória somente a Deus):Soli Deo gloria

O luteranismo rompeu com algumas tradições da Igreja Católica, como a proibição dos sacerdotes de se casarem e de terem filhos. Por fim, os luteranos acreditam apenas em dois sacramentos: o batismo e a eucaristia.

Por Daniel Neves Silva