História do Mundo

Busca

Cronologia

Civilizações

Protestantismo

Protestantismo

É um dos ramos do cristianismo que teve suas origens na reforma da Europa no século XVI organizada por Martinho Lutero. O protestantismo significa no sentido estrito o grupo de príncipes e cidades imperiais que assinaram um protesto contra Édito de Worms que proibia ensinamentos luteranos no sacro império romano, mas no sentido lato, designa todos os grupos religiosos cristãos de origem européia ocidental.

Martinho Lutero rompeu com a Igreja Católica, defendeu ser a fé o elemento fundamental para a salvação e condenou a venda de indulgências pela igreja e o rebaixamento moral do clero da época.
Escreveu 95 teses questionando dogmas, ensinamentos e praticas do clero. Foi excomungado pelo papa da época Leão X por negar infalibilidade do papa.

De acordo com o protestantismo a fonte de fé é a Bíblia. Lutero acabou com imagens dos santos, suspendeu o celibato, proibiu o latim das celebrações e manteve o batismo e a eucaristia. Deu origem a diferentes correntes entre elas o protestantismo histórico que se destaca a Presbiteriana, a Batista e a Metodista que são igrejas clássicas surgidas com a reforma, o pentecostalismo nascido nos EUA onde aceita a manifestação do Espírito Santo como a Congregação Cristã, Assembléia de Deus, Deus é amor e Evangelho Quadrangular conhecidas no Brasil por costumes rígidos e o neopentecostalismo que são liberais quanto aos costumes e pregam a prosperidade. No Brasil as mais conhecidas são Igreja Universal do Reino de Deus, a Renascer em Cristo e a Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra.

 Idade Moderna

Resolução mínima de 800x600. Copyright © 2014 Rede Omnia - Todos os direitos reservados
Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização prévio da equipe (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98), salvo para trabalhos escolares. Todo conteúdo é para fins educacionais.
Veja Também: História do Brasil | Vestibular

R7 Educação