História do Mundo

Busca

Cronologia

Civilizações

As Transformações Sociais e Econômicas

O Brasil passou por várias transformações sociais e econômicas ao longo do período denominado República Velha (1889-1930), cujos resultados apesar de importantes, só se fizeram sentir em longo prazo. Um exemplo que podemos citar é a expansão demográfica, bastante acelerada no país e intensificada no período graças ao prosseguimento da imigração européia.

A entrada de imigrantes e sua concentração no sul e sudeste do Brasil, fez com que essas regiões apresentassem um crescimento populacional mais acelerado que as demais.

A transformação mais significativa verificada no período foi o desenvolvimento das indústrias, principalmente no estado de São Paulo, inegavelmente vinculada às condições criadas pela concentração da produção no estado.

O que deu grande impulso no desenvolvimento industrial brasileiro foi a eclosão da Primeira Guerra Mundial, em 1914.

A centralização da atividade industrial européia na produção bélica levou à redução da oferta de itens exportáveis. Em conseqüência, ocorreu a gradual diminuição das importações brasileiras de produção nacional. Produziam-se basicamente bens de consumo não-duráveis, como têxteis e alimentos processados industrialmente, além da desvalorização cambial da moeda brasileira ao enfrentar as importações serviu para reduzir a concorrência estrangeira.

Resolução mínima de 800x600. Copyright © 2014 Rede Omnia - Todos os direitos reservados
Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização prévio da equipe (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98), salvo para trabalhos escolares. Todo conteúdo é para fins educacionais.
Veja Também: História do Brasil | Vestibular

R7 Educação