Movimento Zapatista

Você está aqui

Home / Idade Contemporânea / Movimento Zapatista

Os zapatistas utilizam máscaras para evitar a identificação

Curtidas

0

Comentários

Compartilhe:

O movimento zapatista é uma manifestação do EZLN (Exército Zapatista da Libertação Nacional) em forma de guerrilha formada por camponeses e grupos indígenas que reivindicam a participação do México junto ao Nafta. Iniciou publicamente a ativamente em 01 de janeiro de 1994 quando o território de Chiapas, sede do movimento e região predominantemente agrária, passou a ser debatido no mercado internacional. Chiapas é um território habitado por camponeses e indígenas que buscam viver de forma própria como foram ensinados pelos seus ancestrais.

Em fevereiro de 1996, o governo federal se comprometeu em garantir os direitos indígenas de todo o território mexicano, mas não cumpriram o acordo fazendo com que os zapatistas se fortalecessem militarmente a fim de defender seu território. Apesar de não serem violentos e não buscarem guerra, os zapatistas tiveram necessidade de se manterem preparados.

O principal objetivo do movimento zapatista é de continuarem sendo cidadãos mexicanos, mas que se orgulham do passado indígena do país e buscam desenvolver e divulgar a cultura, os costumes e os direitos dos seus antepassados.

Curtidas

0

Comentários

Compartilhe: