História do Mundo

Busca

Cronologia

Civilizações

Movimento Zapatista

Os zapatistas utilizam máscaras para evitar a identificação
Os zapatistas utilizam máscaras para evitar a identificação

O movimento zapatista é uma manifestação do EZLN (Exército Zapatista da Libertação Nacional) em forma de guerrilha formada por camponeses e grupos indígenas que reivindicam a participação do México junto ao Nafta. Iniciou publicamente a ativamente em 01 de janeiro de 1994 quando o território de Chiapas, sede do movimento e região predominantemente agrária, passou a ser debatido no mercado internacional. Chiapas é um território habitado por camponeses e indígenas que buscam viver de forma própria como foram ensinados pelos seus ancestrais.

Em fevereiro de 1996, o governo federal se comprometeu em garantir os direitos indígenas de todo o território mexicano, mas não cumpriram o acordo fazendo com que os zapatistas se fortalecessem militarmente a fim de defender seu território. Apesar de não serem violentos e não buscarem guerra, os zapatistas tiveram necessidade de se manterem preparados.

O principal objetivo do movimento zapatista é de continuarem sendo cidadãos mexicanos, mas que se orgulham do passado indígena do país e buscam desenvolver e divulgar a cultura, os costumes e os direitos dos seus antepassados.

Resolução mínima de 800x600. Copyright © 2014 Rede Omnia - Todos os direitos reservados
Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização prévio da equipe (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98), salvo para trabalhos escolares. Todo conteúdo é para fins educacionais.
Veja Também: História do Brasil | Vestibular

R7 Educação