História do Mundo

Busca

Cronologia

Civilizações

Mesopotâmia - História da Mesopotâmia

Mesopotâmia

A mesopotâmia viu surgir os primeiros impérios, as primeiras cidades da antiguidade e outros, berço de algumas das civilizações humanas.

A mesopotâmia está localizada entre a Ásia, África e a Europa, na região delimitada pelos rios Tigre e Eufrates, no sudoeste da África.

É uma região fertilizada pelas inundações periódicas de dois grandes rios que atraiu muitos povos e os abrigou a desenvolver obras de engenharia, para isso, surgiu o Estado para coordenar essa realização.

A região foi chamada de Mesopotâmia em 3500 a.C. Os criadores de gado e agricultores, criaram a escrita cuneiforme e os veículos de rodas.

A economia era a agricultura, mas os povos da região criaram também o artesanato, a criação de gados, a mineração e etc. 

Na religião dos Mesopotâmia, os deuses que mais se destacava, eram: Shamach (sol); Enlil (vento e chuvas); Ishtar (amor e da fecundidade). Era politeísta e os deuses antropomórficos.

A organização social era dividida em duas partes, formando uma pirâmide onde no topo ficavam os membros da família real, nobres, sacerdotes e militares e na base eram os artesões, camponeses e escravos.

Idade Antiga

Resolução mínima de 800x600. Copyright © 2014 Rede Omnia - Todos os direitos reservados
Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização prévio da equipe (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98), salvo para trabalhos escolares. Todo conteúdo é para fins educacionais.
Veja Também: História do Brasil | Vestibular

R7 Educação