Pedagogia: como é o curso superior na área e quais os temas mais abordados em projetos pedagógicos?

Você está aqui

Professor e aluna fazendo relógio em quadro-negro
Professor e aluna fazendo relógio em quadro-negro

A pedagogia é um dos cursos superiores mais clássicos de todo o Brasil, de modo que professores e professoras precisam ser formados na área para ministrar aulas para a educação infantil desde o século passado.

O curso é essencial para a formação de professores capacitados, humanos e que atuam de maneira decisiva na formação de cidadãos responsáveis e respeitosos com a sociedade.

Logo, além da formação técnica da pessoa, os professores de ensino básico são responsáveis diretamente pela transmissão de valores aos alunos, como:

  1. Respeito

  2. Responsabilidade

  3. Solidariedade

  4. Inclusão

  5. Honestidade

Logo, a educação infantil é diretamente baseada nesses princípios. A formação cidadã e humana é mais importante que a capacitação técnica nesse ponto da vida da criança.

Portanto, um TCC sobre educação infantil na área de pedagogia deve obrigatoriamente incluir alguns pilares, como o respeito, a acessibilidade, a inclusão e a equidade dos alunos dentro do ambiente de sala de aula.

Além disso, o pedagogo precisa sempre lidar com temas pedagógicos atuais, como o impacto da pandemia no ensino e como a prática da pedagogia foi afetada pela pandemia.

Mas como exatamente é a formação desse profissional? Como é feito um projeto de pesquisa na área e o que é um projeto de intervenção?

Para conseguir compreender um pouco mais sobre o trabalho desse profissional, é necessário que o curso superior em pedagogia seja analisado, a fim de entender as competências do pedagogo e as áreas do conhecimento que são tratadas nesse curso.

O curso superior em pedagogia e sua grade curricular

Turma de alunos de Artes

Para desenvolver temas atuais para TCC sobre educação infantil, ou seja, a maior área de atuação dos pedagogos, os alunos precisam dominar a grade curricular, ter um ótimo desempenho acadêmico e participação em estágios e grupos de pesquisa.

Além disso, a grade curricular e o sucesso nas disciplinas é o caminho para o desenvolvimento de uma monografia ou de um artigo científico coeso, levando em consideração toda a teoria vista nos anos de graduação.

De acordo com plataformas especializadas em ensino e instituições de educação superior, como a Anhanguera e o blog Multi Vix, o curso de pedagogia irá preparar o aluno para elaborar estratégias pedagógicas para toda instituição de ensino.

Então, sim, a atuação do pedagogo vai muito mais além do que somente dentro da sala de aula, podendo atuar em campanhas escolares, gestão escolar e até como diretor e coordenador de uma escola.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Para conferir essas habilidades ao seu formando, os cursos de pedagogia de todo o país contam com disciplina como:

  • Didática

  • Psicologia Infantil

  • Planejamento de Ensino

  • Políticas Educacionais

  • Libras

  • Metodologias de Alfabetização

  • História da Educação, etc.

Essas e diversas outras disciplinas são diretamente responsáveis pela capacitação profissional do pedagogo e por sua habilidade de atuar em ambientes escolares.

Qual o perfil necessário para o pedagogo?

Sala de aula de educação infantil

Assim como em todas as áreas de atuação, há certas características pessoais que podem ser fatores de auxílio direto durante o curso de pedagogia, atuando como o clássico ‘’perfil desejado’’ para o profissional.

Algumas das habilidades essenciais para se tornar um pedagogo e um pouco do perfil ideal para esse profissional podem ser vistos nas seguintes características:

  1. Empatia

  2. Interesse no desenvolvimento social

  3. Vontade de contribuir

  4. Curiosidade

  5. Planejamento

Sendo assim, o profissional que apresentar esse perfil, além de trazer em sua bagagem habilidades para a elaboração de ensaios e TCC na área, terá extrema vantagem no mercado de trabalho e será considerado um educador nato.

Como é o mercado profissional e quais as atuações do pedagogo?

Por fim, para entender um pouco mais sobre o curso de pedagogia, além das disciplinas vistas e da grade curricular dessa área de atuação, é importante ver também como anda o mercado para esses profissionais.

Isso porque as possibilidades de atuação e a gama de ambientes onde o profissional pode trabalhar são fatores importantes na hora de escolher uma profissão e uma carreira.

No entanto, para os pedagogos e recém-formados em pedagogia, o cenário é extremamente animador e o prognóstico para o pós-pandemia traz novas possibilidades para a classe.

Com o retorno das aulas presenciais, a atuação do pedagogo será mais essencial do que nunca nas instituições de ensino, sendo responsável por:

  • ministrar aulas;

  • elaborar planos de ensino;

  • desenvolver o corpo docente;

  • estimular os aunos pós-pandemia;

  • utilizar recursos digitais e tecnológicos em sala de aula;

  • estruturar projetos educacionais;

  • elaborar o planejamento escolar.

Portanto, os pedagogos são um dos profissionais mais versáteis do planeta, podendo atuar dentro e fora de sala de aula, assim como em ambientes escolares e também em espaços não formais de educação, como museus e hospitais.

Por Equipe História do Mundo

Curtidas

0

Compartilhe: