O latim e suas influências culturais na história do mundo

Você está aqui

Sendo parte integrante da cultura de cada povo, a língua é fator de grande importância para a comunicação e aprendizado na sociedade. A partir do surgimento de diferentes sistemas de comunicação, povos se desenvolveram e começaram a criar comunidades mais complexas e capazes, inclusive, de se comunicar entre si.

Na escola, desde crianças, temos contato com aulas de português para que possamos aprender a nossa língua materna. Com o passar dos anos e as novas exigências do mercado de trabalho, começamos a ter contatos com outras línguas.

É muito comum encontrarmos aulas de espanhol ou inglês em cursinhos ou com professores particulares. Mas existem muitas outras línguas no mundo com as quais não temos contato direto, como o latim.

Ao pesquisar tudo sobre História antiga, pode-se aprender que o Latim era a língua falada no antigo Império Romano, que teve grande influência em toda a formação e evolução do mundo ocidental.

Com sua vasta extensão territorial, grande poder político e supremacia militar, o Império Romano foi o centro do poder mundial durante séculos, o que levou o latim a ser a língua utilizada para comunicação de muitos povos.

Após a queda do Império, o latim sofreu diversas alterações ao longo dos anos e caiu em desuso. Atualmente o latim é considerado, por alguns estudiosos, uma língua morta.

Vale destacar que mesmo com esse status, o latim está presente em muitos aspectos da cultura ocidental. Com diferentes níveis de influência, o idioma é o responsável por um grande impacto social na história.

Um exemplo dessa grande influência nos dias de hoje está no cristianismo. Com cerca de 2,2 bilhões de fiéis espalhados pelo mundo, a língua oficial do Vaticano, capital da Igreja Católica, é o latim. É usado em muitos documentos papais, livros e conversas no país.

Além disso, durante as próprias celebrações católicas, é comum que tenhamos contato com diversas palavras em Latim.

Citando uma mudança muito mais recente do que o próprio Império Romano, berço dessa língua, entre os anos de 1962 e 1965, com a realização do Concílio Vaticano II, as missas católicas deixaram de ser realizadas em latim e passaram a ser celebradas no idioma de cada país.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Mesmo fora da religião, o latim também tem influência sobre um número enorme de línguas do mundo ocidental.

Em aulas de História, aprendemos que, com a queda do Império Romano e a formação de Estados nacionais em diversas regiões da Europa, o latim foi substituído por línguas que conhecemos hoje: francês, português, espanhol e italiano.

Quando você está na sua aula de português, dificilmente vai se dar conta de que está tendo contato com algo do latim. Muitas palavras e a própria forma de se conjugar verbos e elaborar frases vêm dessa antiga língua.

Um exemplo muito interessante dessa mesma origem de diferentes línguas pelo latim está na hora em que vamos aprender outro idioma.

Durante uma aula de espanhol, é muito comum que encontremos diversas palavras e verbos similares com o português. O mesmo acontece com o francês e o italiano. A resposta para isso é que todos esses idiomas têm uma mesma origem: o latim.

Quer um exemplo? O verbo “perdoar”, no português, vem do latim perdonare. Quando olhamos o mesmo verbo em outras línguas de origem latina, a similaridade é grande: no francês, pardonner; no espanhol, perdonar; e no italiano, perdonare.

Essa semelhança se repete com frequência nas línguas neolatinas, por isso, muitas vezes é possível se compreender o que um espanhol está falando, mesmo sem saber falar a língua.

Mesmo considerada por muitos uma língua morta, é possível ver a influência do latim em diferentes aspectos de nossa vida. Para aqueles que ainda têm mais interesse, ainda hoje em dia é possível aprender o idioma.

Existem faculdade de Letras que lecionam a disciplina Latim, bem como professores particulares que, de forma física ou on-line, ministram aulas para os interessados. Em  aulas particulares com um professor de história também é possível saber mais sobre a língua, suas curiosidades e particularidades. Nesse sentido, aprender o latim é muito mais do que estudar somente um novo idioma. O estudo propicia uma verdadeira viagem pela influência cultural no mundo inteiro.

Por História do Mundo

Curtidas

0

Compartilhe:
Artigos Relacionados