História do Futebol

A história do futebol não é antiga, tendo o esporte surgido como o conhecemos hoje no século XIX, na Inglaterra, espalhando-se pelo mundo.
Homens jogando futebol, uma alusão à história do esporte mais popular do mundo.
O futebol foi inventado na Inglaterra no século XIX.
Imprimir
Texto:
A+
A-

A história do futebol não é tão antiga, tendo o esporte surgido como o conhecemos hoje na Inglaterra em meados do século XIX. A fundação da Football Association, em 1863, é considerada o marco que deu origem ao esporte. Inicialmente, o futebol era um esporte ligado às elites, mas se popularizou entre as classes trabalhadoras. Espalhou-se pelo planeta e hoje é o esporte mais popular do mundo.

No Brasil, a modalidade chegou em 1894 por meio do filho de escocês Charles Miller, que trouxe uma bola e outros instrumentos para a prática do futebol no Brasil. O sucesso do futebol deu origem à Fifa, que rege o futebol internacionalmente e que desenvolveu a Copa do Mundo, tendo sido o Brasil vencedor cinco vezes.

Leia também: Qual é a origem dos Jogos Olímpicos?

Resumo sobre a história do futebol

  • A história do futebol não é tão antiga, tendo o esporte surgido como o conhecemos hoje na Inglaterra em meados do século XIX.

  • No futebol deve-se conduzir a bola com os pés, vencendo o time que fizer o maior número de gols.

  • Considera-se que o futebol moderno surgiu com a fundação da Football Association, em 1863.

  • O futebol foi trazido ao Brasil por Charles Miller, em 1863.

  • A Fifa, instituição que rege o futebol internacionalmente, foi fundada em 1904.

  • A primeira Copa do Mundo de futebol masculino foi disputada em 1930.

  • Atualmente, o Brasil venceu a Copa do Mundo por cinco vezes.

Origem e história do futebol

Esporte mais popular do planeta, o futebol como o conhecemos se estabeleceu no século XIX, na Inglaterra. As origens do futebol, por sua vez, são bastante controversas, e existe uma série de esportes com algumas semelhanças com o futebol que eram praticados por diferentes povos no passado.

Alguns historiadores apontam que já existia um esporte semelhante ao futebol que era praticado na China por volta do século III a.C., durante o período da dinastia Han. Esse esporte praticado na China era chamado de cuju. Outros esportes que eram praticados usando os pés para conduzir uma bola eram praticados na Grécia e Roma na Antiguidade.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Outros esportes também eram praticados nas Ilhas Britânicas, na Mesoamérica, no Alasca, entre outras regiões. As Ilhas Britânicas presenciaram o surgimento do futebol medieval ou mob football, em inglês. Essa modalidade ficou marcada por ser extremamente violenta e por isso foi proibida durante o reinado de Eduardo III, no século XIV.

Pouco tempo depois disso, outro esporte parecido com o futebol surgiu, desta vez na Itália, ficando conhecido como calcio fiorentino. Ele surgiu por volta do século XVI, sendo bastante popular até o século seguinte. Acredita-se que foi um resgate de um esporte antigo praticado pelos romanos na Antiguidade.

Apesar das semelhanças do futebol com diversos esportes da Antiguidade, a Fifa, maior entidade do futebol atualmente, aponta que não conexão histórica entre o futebol moderno e esportes semelhantes que existiram fora do continente europeu. O futebol moderno, como o conhecemnos, estabeleceu-se na Inglaterra no século XIX.

Acesse também: Como foi o primeiro futebol americano?

Primeiras regras do futebol

As primeiras regras do futebol se estabeleceram em 1848 por meio do que conhecemos como Código Cambridge. Essas regras foram definidas por algumas escolas influentes da Inglaterra que desejavam regulamentar o que era praticado nas escolas públicas inglesas. Nas décadas seguintes novas regras foram criadas. Entre as primeiras regras, figuravam as seguintes:

  • Proibição do uso da mãos e obrigatoriedade de conduzir a bola com os pés.

  • Dois postes eram erguidos e unidos por uma fita (não havia o travessão).

  • O objetivo era conduzir a bola e passá-la entre os dois postes (marcar gol).

  • Quem fizesse mais gols, ganhava.

  • Havia um tamanho específico delimitado para o campo de jogo.

  • Havia faltas, sendo proibido empurrar, derrubar ou imobilizar qualquer jogador adversário.

Futebol como esporte e criação da Football Association (FA)

Entende-se que o futebol surgiu de maneira oficial no ano de 1863, quando foi fundada na Inglaterra a Football Association (FA), primeira instituição de futebol e que foi responsável por estabelecer as primeiras regras oficiais do esporte. A partir do surgimento da FA, o futebol passou por um grande crescimento na Inglaterra, deixando de ser apenas das elites e tornando-se muito tradicional entre os trabalhadores.

Um pouco antes do surgimento da Football Association, o primeiro clube de futebol já havia sido fundado, o Sheffield Football Club, de 1857. Esse clube ainda existe e na atualidade disputa o que corresponde à oitava divisão do futebol inglês. Com a popularização do futebol, diversos clubes foram surgindo na Inglaterra e campeonatos sendo estabelecidos.

Origem da Copa do Mundo

A popularização do futebol na Inglaterra fez com que esse esporte fosse levado para diferentes países, garantindo o seu crescimento. Em 1904, foi criada a Fédération Internationale de Football Association ou Federação Internacional de Futebol Associação, conhecida como Fifa. Essa instituição foi fundada inicialmente por Bélgica, Dinamarca, França, Holanda, Espanha, Suíça e Suécia.

Ela foi criada com o intuito de estabelecer uma competição de futebol entre nações, e um dos esforços era criar uma competição internacional que fosse disputada entre países de todos os continentes. Esse feito foi realizado por Jules Rimet, presidente da Fifa por décadas, que conseguiu organizar a primeira Copa do Mundo no Uruguai, em 1930.

A criação da Copa do Mundo contribuiu para a internacionalização do futebol, fazendo dele o esporte mais popular do planeta. Atualmente, a Copa do Mundo é o evento esportivo mais assistido do planeta. Todas as edições de Copa, os seus campeões e vice-campeões foram os seguintes:

Ano

País-sede

Campeão

Vice-campeão

1930

Uruguai

Uruguai

Argentina

1934

Itália

Itália

Checoslováquia

1938

França

Itália

Hungria

1950

Brasil

Uruguai

Brasil

1954

Suíça

Alemanha Ocidental

Hungria

1958

Suécia

Brasil

Suécia

1962

Chile

Brasil

Checoslováquia

1966

Inglaterra

Inglaterra

Alemanha Ocidental

1970

México

Brasil

Itália

1974

Alemanha Ocidental

Alemanha Ocidental

Países Baixos

1978

Argentina

Argentina

Países Baixos

1982

Espanha

Itália

Alemanha Ocidental

1986

México

Argentina

Alemanha Ocidental

1990

Itália

Alemanha Ocidental

Argentina

1994

EUA

Brasil

Itália

1998

França

França

Brasil

2002

Coreia do Sul e Japão

Brasil

Alemanha

2006

Alemanha Ocidental

Itália

França

2010

África do Sul

Espanha

Países Baixos

2014

Brasil

Alemanha

Argentina

2018

Rússia

França

Croácia

2022

Catar

Argentina

França

Veja também: Como foi a primeira Copa do Mundo?

História do futebol ao Brasil

Charles Miller e o futebol

É apontado que o futebol foi trazido ao Brasil por meio de Charles Miller, um brasileiro filho de um escocês que veio ao Brasil a trabalho. Ele nasceu em São Paulo em 1874, imigrou para a Inglaterra em 1884 para que pudesse estudar e retornou ao Brasil em 1894, trazendo consigo todos os instrumentos necessários para a prática desse esporte.

Com a chegada do futebol ao Brasil, formaram-se os primeiros clubes (quase todos já extintos), e o clube mais antigo do Brasil ainda em atividade é o Sport Club Rio Grande, do Rio Grande do Sul, fundado em 1900. Outros clubes que surgiram no período foram a Ponte Preta, de 1900; Náutico, de 1901; Fluminense, de 1902; e o Grêmio, de 1903. O Vitória surgiu em 1899, mas só aderiu ao futebol em 1902.

Seleção Brasileira de Futebol

A Seleção Brasileira de Futebol só foi fundada em 1914, quando surgiu a Federação Brasileira de Sports. O primeiro jogo da seleção foi uma partida não oficial contra o Exeter City, da Inglaterra. O Brasil venceu essa partida por 2 a 0, mas o jogo não é considerado oficial pela Fifa.

Em 1916, foi estabelecida a Confederação Brasileira de Desportos (CDB). A CDB promoveu diversas mudanças no futebol brasileiro, permitindo que o Brasil se filiasse à Fifa. O primeiro título internacional da Seleção Brasileira foi conquistado em 1919, quando o Brasil foi o campeão da Copa América. Atualmente, os principais títulos da Seleção Brasileira são os seguintes:

  • Copa do Mundo (5): 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002.

  • Copa das Confederações (4): 1997, 2005, 2009 e 2013.

  • Copa América (9): 1919, 1922, 1949, 1989, 1997, 1999, 2004, 2007 e 2019.

Além disso, o Brasil conquistou a medalha de ouro no futebol masculino durante as Olimpíadas em duas ocasiões (2016 e 2020). No futebol feminino, o grande destaque da seleção é o fato de o Brasil ter conquistado oito Copas América.

→ Artilharia da Seleção Brasileira de Futebol

  • Cinco maiores artilheiros da Seleção Brasileira masculina:

  1. Neymar: 79 gols.

  2. Pelé: 77 gols.

  3. Ronaldo: 62 gols.

  4. Romário: 55 gols.

  5. Zico: 48 gols.

  • Cinco maiores artilheiras da Seleção Brasileira feminina:

  1. Marta: 104 gols.

  2. Cristiane: 83 gols.

  3. Pretinha: 41 gols.

  4. Formiga: 37 gols.

  5. Roseli: 35 gols.

Criação dos estádios de futebol

Anfield, em Liverpool, um dos primeiros estádios de futebol a serem construídos e parte importante da história do futebol.
Inaugurado em 1884, o Anfield, em Liverpool, foi um dos primeiros estádios de futebol a serem construídos. [1]

À medida que o futebol foi se popularizando, estádios foram sendo construídos como locais para que as partidas fossem realizadas e para que o público pudesse acompanhar os jogos. Um dos primeiros estádios de futebol a serem construídos foi o Anfield, em Liverpool, inaugurado em 1884, e o Stamford Bridge, em Londres, inaugurado em 1877. Aqui no Brasil, alguns dos primeiros estádios que surgiram foram:

  • Arena da Baixada, Curitiba (1913);

  • São Januário, Rio de Janeiro (1927);

  • Pacaembu, São Paulo (1940);

  • Maracanã, Rio de Janeiro (1950);

  • Morumbi, São Paulo (1960).

Origem dos torcedores de futebol

Uma das atrações do futebol, além da partida que é disputa, é a festa que os torcedores costumam fazer nos estádios ao acompanhar seu time em campo. A torcida se estabeleceu como uma característica do futebol assim que o esporte surgiu e se popularizou na Inglaterra. Quando o futebol chegou ao Brasil, ir ao estádio era um evento comum entre as classes mais abastadas. À medida que o esporte foi se popularizando, os estádios foram recebendo pessoas de todas as classes sociais. Atualmente, as cinco maiores torcidas no Brasil pertencem aos seguintes times:

  1. Flamengo

  2. Corinthians

  3. Palmeiras

  4. São Paulo

  5. Vasco

Racismo no futebol

O futebol se estabeleceu entre as classes altas da Inglaterra, e inicialmente houve grande resistência ao envolvimento das classes trabalhadoras com esse esporte. Aqui no Brasil, além da questão de classe, o preconceito racial foi muto forte nos primeiros anos do futebol em nosso país. Um dos clubes que ficaram marcados por lutar contra o preconceito racial foi o Vasco da Gama.

Em 1924, o Vasco da Gama participaria da divisão principal do campeonato de futebol no Rio de Janeiro, mas foi orientado a não inscrever jogadores negros e pobres. Mediante essa condição, o Vasco anunciou que recusaria participar da competição. Essa atitude do Vasco da Gama ficou conhecida como Resposta Histórica.

Atualmente, o racismo segue sendo um problema no futebol, uma vez que repetidos casos têm acontecido em diferentes estádios e países. Aqui no Brasil, por exemplo, em 2014, o goleiro Aranha, que defendia o Santos, sofreu racismo por parte da torcida do Grêmio durante uma partida da Copa do Brasil. O Grêmio foi expulso da competição por conta disso.

Casos de racismo também têm se repetido em estádios na Argentina, sobretudo quando equipes argentinas enfrentam equipes brasileiras. Na Europa, também, os casos de racismo são inúmeros e acontecem repetidamente em diversos países. Um dos casos mais simbólicos é a perseguição que Vinicius Júnior, atleta do Real Madrid, sofre em diferentes locais que joga.

Poucas ações efetivas são realizadas pelas autoridades competentes para impedir o racismo nos estádios da América do Sul e Europa. No entanto, recentemente três pessoas foram condenadas à prisão por realizar insultos racistas contra Vinícius Júnior na Espanha. Essa foi a primeira condenação do tipo no país europeu.

Futebol feminino

A primeira partida de futebol feminino foi registrada em 1881, quando Inglaterra e Escócia disputaram uma partida. O futebol feminino, historicamente, sofreu com o preconceito, tanto é que em 1921 a modalidade chegou a ser proibida na Inglaterra. Aqui no Brasil, o futebol feminino também foi proibido. As mulheres foram privadas de praticar futebol de 1941 até 1979.

Da década de 1970 em diante, começaram a crescer os esforços para desenvolver o futebol feminino. A primeira Copa do Mundo de futebol feminino foi realizada em 1991. Até o momento, as seleções que venceram a Copa do Mundo de futebol feminino foram: Estados Unidos (4 vezes), Noruega (1), Alemanha (2), Japão (1) e Espanha (1).

O Brasil nunca foi campeão da Copa do Mundo de futebol feminino, e o seu melhor resultado na competição foi o vice-campeonato de 2007, quando foi derrotado na final para a Alemanha por 2 a 0. A Copa do Mundo de futebol feminino de 2027 será disputada no Brasil.

Curiosidades sobre a história do futebol

  • Os cartões vermelhos começaram a ser utilizados na Copa do Mundo de 1970, mas só foram aplicados pela primeira vez na Copa de 1974.

  • O gol mais rápido da história das Copas do Mundo foi marcado por Hakan Sukur, da Turquia, na partida contra a Coreia do Sul, na Copa de 2002. Ele marcou gol com 11 segundos de partida.

  • O Brasil é, até hoje, o único país que disputou todas as partidas de Copa do Mundo de futebol masculino.

  • O maior público de futebol da história se deu na Copa de 1950, quando quase 200 mil pessoas acompanharam a derrota do Brasil no Maracanã.

Crédito de imagem

[1] Have a nice day Photo / Shutterstock

Fontes

FRANCO JÚNIOR, Hilário. Dando tratos a bola. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.

GALEANO, Eduardo. Futebol ao sol e à sombra. Porto Alegre: LP&M Pocket, 2013.

MENEZES, Penélope. História do futebol feminino: da prática proibida à Copa do Mundo. Disponível em: https://www.opovo.com.br/esportes/futebol/copa-do-mundo-feminina/2023/08/01/historia-do-futebol-feminino-da-pratica-proibida-a-copa-do-mundo.html.

PIRES, Breiller. Vasco da Gama, o clube que abriu as portas do futebol para os negros. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2019/04/05/deportes/1554498170_792322.html.

Por Daniel Neves Silva

Videoaulas