História do Mundo

Busca

Cronologia

Civilizações

Sociedade maia - História da Sociedade maia

Rigidamente dividida em três classes às quais o indivíduo pertencia desde o nascimento. Primeiro, a família real, incluindo ocupantes dos principais posto do governo e os comerciantes; em seguida, servidores do Estado, como dirigentes das cerimônias e responsáveis pela defesa e cobrança de impostos, na camada mais baixa,os braçais e agricultores.

Os antigos maias jogavam um jogo sumamente cerimonial com uma pesada bola de borracha, do tamanho aproximado de uma bola de basquete. As regras exatas do jogo não são conhecidas, mas pequenos times de um a quatro jogadores tentavam atingir marcadores ou aros com a bola, sem usarem as mãos. No final de uma batalha militar, os prisioneiros eram forçados a jogar uns contra os outros, em um jogo sem vencedores. Os perdedores eram torturados e executados, enquanto aqueles que não eram mortos tornavam-se escravos. Algumas pinturas maias retratam cabeças decapitadas colocadas no campo de jogo, substituindo a bola de borracha. Este campo no lado ao sul do Templo I é um de três em Tikal e o menor conhecido na região maia.

Civilização Maia

Resolução mínima de 800x600. Copyright © 2014 Rede Omnia - Todos os direitos reservados
Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização prévio da equipe (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98), salvo para trabalhos escolares. Todo conteúdo é para fins educacionais.
Veja Também: História do Brasil | Vestibular

R7 Educação