História do Mundo

Busca

Cronologia

Civilizações

A primeira capitania hereditária do Brasil

A primeira capitania hereditária do Brasil

A primeira capitania hereditária que o Brasil teve foi Fernando de Noronha. As ilhas foram descobertas por Gonçalo Coelho em 1503. Em 1504, D.Manuel I estabeleceu a divisão da colônia brasileira em capitanias hereditárias e então, doou o arquipélago a Fernão de Noronha, navegante e comerciante de pau-brasil. O arquipélago ficou conhecido como a capitania hereditária de São João, a primeira da história do Brasil.

Antes de se tornar um paraíso turístico e ecológico, Fernando de Noronha serviu de centro de detenção desde 1737 a 1972, após esse período, o local serviu de detenção apenas para presos políticos do Estado Novo. Na era Vargas, durante a Segunda Guerra Mundial, o arquipélago passou a ser um território federal, justamente para dar vantagens estratégicas para o Brasil no contexto da Guerra, porém em 1988 foi constituído como um distrito do estado de Pernambuco.

Curiosidades

Resolução mínima de 800x600. Copyright © 2014 Rede Omnia - Todos os direitos reservados
Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização prévio da equipe (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98), salvo para trabalhos escolares. Todo conteúdo é para fins educacionais.
Veja Também: História do Brasil | Vestibular

R7 Educação