História do Mundo

Busca

Cronologia

Civilizações

A história da Chapeuzinho Vermelho sempre teve um final feliz?

Chapeuzinho vermelho e suas diversas versões durante o decorrer da história da humanidade
Chapeuzinho vermelho e suas diversas versões durante o decorrer da história da humanidade

Por Leandro Carvalho

Quando nos deparamos com a história da Chapeuzinho Vermelho, sempre ficamos torcendo para que a Chapeuzinho e a vovozinha consigam escapar das garras afiadas e malvadas do lobo mau. Será que a história da Chapeuzinho Vermelho sempre teve o final feliz? Essa vontade de final feliz sempre prevaleceu na história humana?

Na versão contemporânea da história (existem diversas variações da história), a mãe de Chapeuzinho faz uma porção de guloseimas (doces, biscoitos, pãezinhos) e pede para a criança levar para a sua vó, que se encontrava doente. A mãe de Chapeuzinho lhe dá uma série de orientações para chegar lá com segurança (não conversar com estranhos, não dizer para onde vai e nem parar para nada).

A menina tinha que atravessar um bosque inteiro para chegar até a casa de sua avó. No caminho, encontrou com um lobo que disse ser um anjo da floresta. Ele perguntou para onde a criança estava indo e Chapeuzinho respondeu que estava indo para a casa de sua avó, indicando para o lobo onde ficava a casa.

Ao chegar a casa, Chapeuzinho chamou a sua avó, que não respondeu. Logo que entrou, pensou que a avó deveria estar bastante doente e por isso não havia se levantado da cama. Nessa versão da história, o lobo se vestiu de vovozinha e tentou enganar a menina para se alimentar da carne dela. No final da história, Chapeuzinho e a sua avó conseguiram escapar das garras malvadas do lobo mau, as duas foram salvas por caçadores que conseguiram matar o lobo e a história acabou com um final feliz.

Os trechos citados acima são uma versão romântica da história de Chapeuzinho Vermelho, que surgiu com o Romantismo literário iniciado na Europa, no final do século XVIII. A história da Chapeuzinho Vermelho, segundo o historiador norte-americano Robert Darnton, em seu livro intitulado ‘O Grande massacre dos gatos e outros episódios da história cultural francesa’, teve origem na Idade Média europeia. Ela foi criada por camponeses que tinham que ir trabalhar no campo e deixavam seus filhos sozinhos em casa.

Segundo Darnton, a trama da história de Chapeuzinho, criada na Idade Média, desenrolou-se com um fim trágico da vovozinha e da criança. O lobo tirou a vida da vovó e, posteriormente, com a carne e o sangue da velhinha, realizou um banquete, no qual Chapeuzinho se alimentou fartamente. Logo depois, o lobo se alimentou também da carne de Chapeuzinho Vermelho.

Pelo fato de deixarem os filhos sozinhos em casa, segundo Darnton, os camponeses criaram uma história assustadora, com o fim trágico, para evitar que seus filhos fossem para as perigosas florestas e bosques na ausência dos pais. Com o devir da história, ocorreram mudanças e transformações na história de Chapeuzinho, de acordo com cada contexto histórico e os valores morais, éticos e culturais prevalecentes.

Resolução mínima de 800x600. Copyright © 2014 Rede Omnia - Todos os direitos reservados
Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização prévio da equipe (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98), salvo para trabalhos escolares. Todo conteúdo é para fins educacionais.
Veja Também: História do Brasil | Vestibular

R7 Educação