História do Mundo

Busca

Cronologia

Civilizações

As Grandes Navegaçoes - História das Grandes Navegações

Hoje, no mundo, as medidas são mais ou menos padronizadas, mesmo que um país ou outro ainda tenha suas peculiaridades, como galão e polegada nos Estados Unidos. Mas todos os países reconhecem as medidas padrões como litro, metro, etc, mas como fazer essas medidas na época das grandes navegações?. E de onde vieram os nomes, como foram inventadas ?

Légua - Diziam os portugueses ser o quanto se pode andar em uma hora. Assim a légua terrestre é diferente da légua marítima, já que um navio anda mais em uma hora do que um homem. Além disso, como os navios cada vez foram ficando mais aperfeiçoados e mais rápidos, a légua marítima teve diversos valores no decorrer dos tempos. Já a légua terrestre sempre se manteve, mais ou menos, a mesma. (6.600 metros).

Milhas - A unidade de medida, milha, correspondia a mil passos, essa era a milha italiana. Com o tempo a medida de milha passou a ser 3 vezes maior que essa milha original, assim 3000 passos, ou 1.600 metros.

Nós - Os navegantes desta época não tinham como medir a velocidade em seus navios, não haviam inventado um velocímetro, mas era importante saberem a que velocidade o navio estava. Por isso era prática comum se jogar, das embarcações, uma corda com nós dados a cada tantos metros. Depois de determinado tempo se recolhia a corda e via-se quantos nós haviam entrado na água. Atualmente nó é igual a uma milha marítima por hora.

Caravana ou Cáfila ( coletivo de Camelo ) - É o quanto uma caravana de camelos pode andar em um dia. Essa medida também era difundida na África e Ásia. Corresponde a 8 léguas ou 52 quilômetros. Era uma medida importante pois é exatamente a cada "caravana" que precisaria haver abrigos para os mercados e seus camelos.

Artigos

Resolução mínima de 800x600. Copyright © 2014 Rede Omnia - Todos os direitos reservados
Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização prévio da equipe (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98), salvo para trabalhos escolares. Todo conteúdo é para fins educacionais.
Veja Também: História do Brasil | Vestibular

R7 Educação